O processo de Coaching pode ser aplicado em qualquer área da vida. E como é bastante difícil manter as finanças em dia, afinal todo mês são contas e mais contas chegando, o Coaching financeiro tem se disseminado entre os brasileiros.
Conseguir manter as finanças sob controle é um objetivo de muitas pessoas.
E como para muitas é difícil conseguir manter o equilíbrio entre o que se gasta e o que se ganha, a ajuda de um Coach pode ser essencial para voltar a ter tranquilidade financeira.
O auxílio do Coaching se faz ainda mais necessário, quando a pessoa já possui dívidas e precisa entender como pode zerar os débitos.
Tenho certeza que você está muito interessado em saber como o Coaching financeiro pode lhe ajudar.
No decorrer do texto explicaremos o que é Coaching financeiro, como ele funciona e quais são seus benefícios.
O que é Coaching Financeiro?
O Coaching financeiro é a aplicação da metodologia por um profissional capacitado com o intuito de ajudar uma pessoa a enfrentar suas dificuldades financeiras, fazendo-a enxergar o que ela precisa melhorar para ter finanças saudáveis.
O Coach especializado em finanças consegue avaliar friamente a situação financeira junto com o Coachee, para ajudá-lo a encontrar onde estão os pontos de desequilíbrio em seu orçamento.
Depois de identificar os pontos onde o Coachee precisa melhorar, o Coach auxilia na montagem de um plano de ação que visa a recuperação ou o equilíbrio financeiro do Coachee.
Contar com a ajuda de um Coach para finanças é essencial, principalmente em momentos de urgência, quando o indivíduo percebe que está atolado em dívidas.
E mesmo que a pessoa não esteja cheia de dívidas, apenas queira buscar uma vida financeira mais regrada e se manter seus gastos sob controle, ter um Coach pode ajudar a acabar com os empecilhos que impedem a saúde financeira.
Como funciona o processo de Coaching financeiro?
Agora que você já sabe o que o Coach financeiro faz, é hora de entender como este profissional pode lhe ajudar, na prática, a ter o controle de suas finanças.
Veja abaixo como o processo de Coaching Financeiro acontece entre Coach e Coachee:
- Passo 1 – Análise da relação do Coachee com seu dinheiro: Como você se relaciona com o seu dinheiro? Quais são seus maiores gastos? Inicialmente, o Coaching Financeiro busca responder estas e outras perguntas.
Na primeira sessão, o Coach ajuda o Coachee a entender como ele se relaciona com o próprio dinheiro e encontrar os pontos em que ele pode melhorar. Aqui, se começa a traçar um plano de ação para que o Coachee adote os comportamentos financeiros necessários para o equilíbrio de suas contas.
- Passo 2 – Levantamento de gastos e renda: Para montagem de um plano de ação assertivo, o Coach auxilia o Coachee a fazer um levantamento de seus gastos e sua renda. O intuito é achar formas de otimizar ambos, ou seja, fazer o Coachee passar a
Isso é um passo importantíssimo para que está com dívidas, por exemplo. Os endividados precisam aprender a controlar os gastos, mas também aumentar a sua renda para saldarem as dívidas mais rapidamente.
- Passo 3 – Controle dos gastos e da renda: Aqui o Coachee começa a botar em prática o que foi definido no plano de ação. Ele começa a criar hábitos como anotar gastos, e claro, evitar certos gastos desnecessários. O Coachee também começa a buscar formas de aumentar a sua renda.
Nessa fase, o indivíduo está introduzindo novos hábitos financeiros, por isso é preciso ter muita disciplina para manter o controle, principalmente sob os próprios gastos.
- Passo 4 – Alcance dos objetivos: A definição de objetivos também faz parte do processo. No Coaching as metas devem ser mensuráveis. Uma pessoa não inicia um processo financeiro com um objetivo como gastar menos. Isso é muito subjetivo.
O Coach ajuda o Coachee na elaboração de metas palpáveis. Quem está com dívidas, por exemplo, deve ter em mente o montante necessário e estipular um prazo para saldá-la.
Já pessoas que não estão com dívidas, mas não tem controle financeiro e sentem que poderiam gastar melhor o seu dinheiro, podem ter como objetivo fazer uma viagem, aumentar a renda e x%, reduzir os gastos em x%. Ter objetivos bem definidos é essencial para o sucesso no processo de Coaching financeiro.
Para quem é indicado o Coaching financeiro e quais são seus benefícios?
O Coaching Financeiro é um processo que pode ajudar qualquer pessoa a equilibrar suas finanças, saldar dívidas, tirar projetos do papel e a realizar sonhos.
Veja abaixo quais são os benefícios do Coaching financeiro:
- Pessoas endividadas podem saldar suas dívidas mais rapidamente e adotar novos hábitos para evitar a contração de novos débitos;
- Empreendedores que visam realizar investimentos para o crescimento de suas empresas passar a ter um auxílio para qualificar os gastos e aumentar a receita;
- Pessoas que estão tentando tirar algum projeto ou sonho do papel pode encontrar as ferramentas necessárias para alcançar os objetivos.
Como vimos durante o texto, o Coaching financeiro é um processo altamente positivo para qualquer pessoa.
Todos nós temos sonhos a realizar, alguns possuem dívidas que crescem mês a mês, então ter a ajudar de um profissional que possa nos ajudar a manter o controle é fundamental para termos uma vida financeira saudável.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: