O coaching é uma das profissões mais promissoras do mercado. Dia após dia, mais pessoas se dão conta da importância de contar com a ajuda de um coach para acelerar o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Mas obviamente, conforme a demanda aumenta, a oferta também tende a aumentar. Então, o número de cursos de coaching e profissionais formados na área vem crescendo nos últimos anos.
Com isso, é preciso entender e encontrar formas para se diferenciar nesse mercado. E como já comprovado no meio das vendas, um bom atendimento pode fazer toda a diferença. Por inexperiência na área, um coach iniciante pode cometer erros em sua atuação no mercado e estamos aqui para trazer dicas e evitar que isso aconteça.
Nos dias atuais, o coach já nasce em um mundo digital, o que possibilita uma experiência de atendimento focada na personalização extrema. Abaixo, vamos mostrar os benefícios do atendimento presencial e do atendimento online, que tem crescido bastante neste período de pandemia.
Atendimento Presencial
O coaching para muitos é uma atividade que deve ser exercida presencialmente. Os profissionais da área querem o “olho no olho” com o coachee para que consigam identificar as melhores formas de ajudá-lo.
No atendimento presencial com o cliente, você deve usar de todos os recursos possíveis para conduzir as sessões. É preciso criar um ambiente que gere confiança para o coachee, você deve estar pronto para promover uma interação que faça a diferença para a vida do atendido.
Com pouca experiência na profissão, talvez o atendimento presencial assuste um pouco os coaches iniciantes, mas ele é necessário para o atendimento. Muitos coachees cobraram esse tipo de atendimento, porque eles também sentem que somente presencialmente será possível resolver o seu problema.
Como meio de atendimento majoritário no ramo, o coach iniciante precisa dessa “prova de fogo” para se sentir apto a atender todos os seus clientes.
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Atendimento Online
O atendimento online nos dias de hoje, e principalmente, nesse momento em que a pandemia de coronavírus perdura em todo o mundo é uma alternativa bastante viável para coaches iniciantes.
Esse tipo de atendimento também deve ser personalizado de todas as formas possíveis e se destaca por trazer diversos benefícios para o cliente e para o coachee em relação a custos.
Para atender online, nem você e nem seu cliente precisam se deslocar. Ambos estão em ambientes seguros. Assim como coaches fazem uso de elementos no atendimento presencial, no atendimento online também é possível se utilizar de materiais complementares para enriquecer a sessão.
Provavelmente, o coach iniciante também tende a ficar mais confortável ao atender online, atender desta forma pode ser um bom caminho para ganhar confiança e conquistar os primeiros clientes.
Invista no atendimento como fator diferencial
Como falamos no início do artigo, o mercado de coaching vem crescendo e é preciso encontrar diferenciais e isso inclui a personalização do atendimento. Para ter sucesso como coach, é preciso criar um público e para isso será necessário oferecer um suporte especializado.
Cada pessoa tem suas próprias necessidades, então não há uma fórmula mágica de atendimento. Como coach, você deve buscar descobrir rapidamente a maneira como o coachee gosta de ser tratado. Dessa forma, você pode cativar os clientes, gerar mais confiança e fortalecer a conexão durante o processo.
Use as redes sociais de forma estratégica para atrair audiência. Mais do que um site próprio, as redes sociais podem ser o caminho mais curto para iniciar um relacionamento com potenciais clientes.
Elas devem ser usadas de maneira estratégia e precisa. É preciso entender que o seu perfil profissional deve ser usado de forma profissional, não poste situações pessoais que não façam sentido com a sua estratégia de marketing nas redes.
O ideal é que você busque manter uma interação constante com os seguidores, busque sempre turbinar o seu engajamento através desse contato mais direto. Também é uma boa dica compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre coaching e mostrar os resultados que tem obtido com seus clientes atuais.
Se comporte como uma empresa!
O coach precisa entender que ele é uma marca, que o seu serviço é fundamental para as empresas e que assim como outras organizações, ele é uma empresa. Por mais que você trabalhe sozinho, é fundamental desenvolver uma marca, criar uma identidade própria para se apresentar a clientes.
Esse fator será um grande diferencial para aumentar sua carteira de clientes. É fundamental ter um posicionamento forte, missão e valores bem definidos para passar uma mensagem clara do seu trabalho para todos.
Para finalizar o artigo, podemos dizer que o segredo de um bom atendimento também é se manter atualizado as tendências. A cada dia, surgem novas técnicas e ferramentas que podem tornar o seu trabalho bem mais eficiente e produtivo, aproveite isto para tornar o seu atendimento ainda mais personalizado e eficaz.
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