As empresas estão entendendo que precisam valorizar os seus colaboradores para crescerem no mercado. E em meio a isto, surgiram novos modelos de administração empresarial nos últimos anos. Um deles é a gestão participativa que busca ampliar a participação do capital humano da empresa nas decisões.
Os novos modelos de gestão empresarial visam descentralizar o poder e vem obtendo resultados expressivos. A gestão participativa, por exemplo, aumenta a participação de todos nas decisões do negócio e dá autonomia para que os colaboradores trabalhem com mais liberdade.
As estruturas tradicionais de negócios focadas numa hierarquia rígida e na centralização do poder no gestão estão ficando ultrapassadas.
Envolver os colaboradores nas decisões da empresa tem se mostrado um excelente caminho para crescer no mercado nos dias atuais.
O que é a gestão participativa?
Como o nome já indica, a gestão participativa é um modelo de gestão empresarial que valoriza o envolvimento dos colaboradores no negócio, independente de suas posições na empresa.
Neste modelo, os líderes seguem com o poder de decisão, mas buscam abrir espaço para a opinião de todos os profissionais envolvidos no projeto.
A intenção da gestão participativa é ampliar o debate para que as decisões da empresa sejam embasadas e formuladas através de diferentes perspectivas profissionais. Isso tende a ajudar a ampliar a percepção dos gestores em decisões cruciais para o crescimento de um negócio.
Cada colaborador possui uma visão e atua de uma forma específica dentro da empresa, lidando com clientes, fornecedores e parceiros diretamente, isso traz para dentro das reuniões decisivas, opiniões galgadas no contato com quem realmente importa para a empresa.
Como envolver os colaboradores na gestão da empresa?
Uma gestão participativa em uma empresa se faz com o envolvimento dos colaboradores. Não basta fazer com que outras pessoas assumam responsabilidades ou sejam forçadas a opinar.
Esse processo faz parte da retenção de talentos das empresas, os colaboradores devem se desenvolver profissionalmente tendo voz e autonomia.
Pesquisas apontam que colaboradores que se envolvem nas decisões e nos projetos das empresas onde trabalham permanecem mais motivados e se mantém na empresa por mais tempo. Veja abaixo como introduzir a gestão participativa no seu negócio:
Pesquisa de satisfação
Fazer uma pesquisa de satisfação com os seus colaboradores pode ser o ponto inicial da implantação da gestão participativa no seu negócio. Perguntar a eles, o quão satisfeitos estão com a empresa é um bom parâmetro para iniciar o envolvimento dos mesmos nos projetos do negócio.
Conheça a nossa Formação de Coach.
Desenvolvimento e capacitação profissional
O segundo e mais importante passo da gestão participativa é buscar o desenvolvimento e a capacitação profissional dos colaboradores. Isso será importantíssimo para gerar mais envolvimento, e principalmente, para que as opiniões sejam mais assertivas e proveitosas.
Neste ponto, você precisará identificar as necessidades de cada colaborador caso a caso. Isso pode demorar um tempo, mas será importante para desenvolver profissionais e reter talentos na sua empresa.
Reuniões abertas com todos os envolvidos nos projetos
Abra as reuniões para todos os envolvidos nos projetos e lhes dê voz. Muitos colaboradores são tímidos, então nada melhor do que perguntar a eles sobre os assuntos tratados no encontro.
Dessa forma, eles serão estimulados a participar e com o tempo sentirão mais confiança para opinar nas decisões da empresa.
Quais são os principais benefícios da gestão participativa para as empresas?
A gestão participativa tem se mostrado bastante eficiente por que envolve os colaboradores nas decisões das empresas. Confira quais são os seus principais benefícios para um negócio:
Visão mais ampla da empresa
A participação de mais pessoas nas decisões da empresa traz diversas perspectivas para um mesmo assunto. Os colaboradores são profissionais mais próximos dos clientes e fornecedores, convivem com eles no dia a dia e podem trazer opiniões e dicas excelentes baseadas em suas experiências de trabalho.
Retenção de talentos
A gestão participativa também é um excelente modelo para aprimorar uma estratégia de retenção de talentos. Gerar um envolvimento maior dos colaboradores na empresa é fundamental para que eles se sintam mais motivados e importantes dentro do negócio.
Exigir uma participação ativa dos colaboradores é o caminho para formar profissionais que tenham autonomia e que possam futuramente serem gestores do negócio. Formar profissionais dentro da empresa é bem mais vantajoso para qualquer negócio.
Como vimos no texto, a gestão participativa é um modelo de gestão bastante eficiente para tomar decisões mais assertivas e alavancar o crescimento de um negócio. Contar com diferentes visões ajuda a ampliar o leque de ações para transformar um pequeno negócio em um gigante do mercado.
Faça a nossa Formação de Coach!
No IBND possuímos formações especializadas para o seu desenvolvimento pessoal. Uma delas é a Formação de Coach com certificação internacional. Conosco, você pode aprender a utilizar todos os recursos dessa metodologia com excelência. Conheça a nossa Formação de Coach.
Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: