Como fazer uma Matriz SWOT?

21/11/2020 às 21:09 Coaching

Como fazer uma Matriz SWOT?

A Matriz SWOT é uma ferramenta bastante usada por gestores. Esse método é essencial para identificar os pontos fortes, os pontos de melhoria, as oportunidades e os riscos que uma empresa corre no mercado.

Se você quer tomar posições mais assertivas em sua empresa e quer adquirir inteligência financeira para guiar o seu negócio, a matriz SWOT é uma maneira de montar uma estratégia correta com poucos recursos e em pouco tempo. Aqui, vamos mostrar como fazer uma matriz SWOT para que você possa colocá-la em prática!

O que é Matriz SWOT?

A sigla SWOT representa a inicial dos quatro pontos analisados pela matriz, são eles: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Alguns profissionais brasileiros chamam essa matriz de matriz FOFA, basicamente porque são iniciais dos principais pontos da matriz em português.

A matriz SWOT ou FOFA visa descobrir as Forças, as Oportunidades, as Fraquezas e as Ameaças. Geralmente, essa matriz é utilizada no meio corporativo para ajudar na montagem de um planejamento estratégico.

Assim, as empresas podem analisar o seu estado atual para conseguirem eliminar fraquezas e mapear as ameaças. E claro para explorar os pontos fortes e as oportunidades de crescimento do negócio.

Esse método também costuma ser utilizado por novos empreendedores antes de começarem a operar os seus negócios. A matriz SWOT é uma forma de avaliar a concorrência e viabilizar a sua ideia antes de testá-la na prática.

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Como fazer uma Matriz SWOT?

O primeiro passo é pegar uma folha de papel ou criar uma planilha digital. Assim, você pode criar uma tabela com os quatro campos a serem analisados. A intenção da metodologia é te induzir a uma reflexão sobre o mercado e um brainstorming para gerar novas ideias.

Confira como analisar e preencher cada ponto da matriz abaixo:

Strengths (Forças)

Nesse campo da matriz, você precisa descrever os pontos fortes da empresa. Onde que ela se destaca? No que ela se diferencia da concorrência? Digamos que você tenha uma marca forte com uma base de clientes fiéis consolidada, por exemplo, essa pode ser considerada uma das forças da sua empresa.

Weaknesses (Fraquezas)

Aqui, você deve descrever as fraquezas da empresa. Em quais áreas o seu negócio não vai bem? Seu faturamento está OK? Seus produtos têm boas saídas e atendem bem os clientes? É preciso listar todas as fraquezas para ter a chance de melhorar nestes pontos.

Uma fraqueza que a sua empresa pode ter é a escassez de recursos para investimentos, por exemplo. Um ticket médio e uma baixa recorrência em compras também pode ser considerado uma fraqueza. A intenção é listar todos os pontos em que você espera melhorar.

Opportunities (Oportunidades)

Neste campo, você deve listar todos os fatores externos que possam ser favoráveis à sua empresa. Se o governo reduziu impostos para o segmento de mercado, por exemplo, essa pode ser considerada uma oportunidade de aumentar a margem de lucro.

Se em períodos sazonais, as vendas do seu segmento de mercado sobem consideravelmente, essa também pode ser considerada uma oportunidade de crescimento do seu negócio. Tudo o que for fator externo, ou seja, que sua empresa não controle, mas que a ajude direta ou indiretamente deve ser posto aqui.

Threats (Ameaças)

Aqui, você deve listar todos os fatores externos que podem representar uma ameaça a empresa. Tudo o que tem potencial para prejudicar um negócio deve ser listado neste campo. Listar as ameaças é importante para que você possa blindar o seu negócio ou se preparar para diminuir um impacto, caso uma das ameaças se confirme.

A diminuição dos preços da concorrência e o aumento nos custos de matéria-prima, por exemplo, podem ser considerados como ameaças. Uma nova legislação tributária também pode ser uma ameaça para a empresa. Tudo o que direta ou indiretamente atingir negativamente a sua empresa deve ficar nessa parte da matriz.

Quais são os principais benefícios da Matriz SWOT?

Depois de entender como fazer uma matriz SWOT, você verá quais são os principais benefícios que ela pode trazer para o seu negócio, confira abaixo:

Baixo custo

Os gestores não precisam de nenhum software ou de contratar algum serviço de consultoria para fazer uma matriz SWOT. Basta montar uma tabela no Excel ou desenhar a matriz em uma folha de papel e preencher. Não há nenhum custo, apenas será preciso gastar um pouco de tempo para preencher a matriz.

Colocar em prática é simples!  

Depois de concluir a matriz SWOT, é muito fácil colocá-la em prática. É bem fácil de entender, todas as informações podem ser visualizadas na mesma folha, o que possibilita a geração de insights e a montagem de um plano estratégico assertivo em poucos minutos.

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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