A necessidade de se falar bem em público bem é fundamental para qualquer ser humano. Entretanto, para manter um diálogo produtivo com outras pessoas, não se deve apenas saber falar, mas ser um bom ouvinte.
E essa qualidade é para poucos. Pensando nisso, vamos mostrar o que é e como desenvolver a escuta ativa.
Muitas pessoas não conseguem manter um bom diálogo por não conseguirem assimilar o que estão ouvindo e assim dar uma resposta coerente.
Muitas vezes deixamos passar o que os outros nos falam por falta de concentração, por já estarmos pensando na resposta que daremos, entre outros motivos.
A escuta ativa é uma habilidade que ajuda a desenvolver a nossa atenção ao diálogo.
Dessa forma, conseguimos ter uma comunicação mais eficaz, sendo melhores ouvintes e dando respostas mais assertivas.
O que é a escuta ativa?
A escuta ativa é uma técnica que desenvolve a capacidade de ouvir do ser humano. E quando falamos em ouvir, estamos falando em ouvir atentamente, absorvendo e compreendendo todas as informações dadas por outras pessoas, seja por fala ou por gestos.
A intenção da técnica é aprimorar o poder de concentração do ouvinte e torná-lo uma pessoa mais empática, capaz de entrar em sintonia com os outros durante uma conversa.
Essa é uma prática necessária para o ambiente corporativo e para o ambiente familiar.
Essa técnica pode ser implementada em várias ocasiões, como por exemplo, reuniões de trabalho, conversas informais, aulas ou instruções, a escuta ativa serve para aprimorar a comunicação em qualquer tipo de diálogo.
Quer saber como desenvolver a escuta ativa? Confira as nossas dicas abaixo:
Elimine as distrações
Um dos fatores que mais atrapalham os diálogos são as distrações. E no mundo atual, se distrair é muito fácil, razões não faltam para isto.
Os smartphones são as maiores causas de distrações durante as conversas, mas outros objetos e fatores também podem atrapalhar a nossa capacidade de ouvir.
Por isso, o primeiro passo para começar a desenvolver a escuta ativa é eliminar as distrações. Então, coloque o celular no silencioso, evite dar atenção a conversas paralelas, olhar seu e-mail no computador ou dar uma olhada em alguns papéis, entre outras possíveis distrações.
Você precisa acabar com a procrastinação eliminando distrações.
Dessa forma, as distrações deixarão de interferir na sua escuta e você começará a se habituar em prestar mais atenção ao que os outros estão dizendo.
Somente com essa dica, você já verá uma grande diferença em seus diálogos, notando como você consegue compreender os outros bem melhor do que antes.
Se precisar de ajudar as ferramentas que você aprende no Curso de Coach são altamente eficientes para esse fim.
Controle os seus pensamentos
Outro motivo que atrapalha a compreensão dos diálogos são os nossos próprios pensamentos. Nossa mente é muito acelerada e enquanto estamos conversando com alguém, milhares de pensamentos vêm a nossa mente e isso atrapalha a nossa capacidade de ouvir os outros.
Então, o segundo passo para o desenvolvimento de uma escuta ativa é treinar a nossa mente para controlarmos os nossos pensamentos.
O ideal é que a mente esteja vazia para que a nossa atenção esteja totalmente voltada para os diálogos.
Deixar os pensamentos de lado é uma tarefa difícil, mas com um tempo de prática e ajuda de metodologias, por exemplo, você precisa saber como entrar no Flow para treinar o esvaziamento da mente.
Não faça julgamentos
Muitas vezes não conseguimos manter um diálogo produtivo por conta de pré-julgamentos. Julgar ou tirar conclusões precipitadas sobre as outras pessoas é algo que atrapalha a nossa capacidade de compreensão.
Por isso, é essencial que você consiga baixar a guarda e estar aberto a novas opiniões. Ter uma postura receptiva e compreensiva é essencial para uma escuta ativa.
Dessa maneira, será possível ter uma conversa mais produtiva, debatendo ideias coerentes e encontrando as melhore soluções.
Ao se mostrar uma pessoa mais empática, você verá que as outras pessoas ficarão mais dispostas para compartilhar suas ideias e opiniões com você.
Assim, novos e melhores diálogos surgirão e deles podem sair grandes soluções corporativas, por exemplo.
Faça perguntas
Fazer perguntas durante um diálogo é uma forma de demonstrar que estamos interessados no que ouvimos.
Além disso, quando buscamos ser mais compreensivos, sempre surgem perguntas em nossa mente durante diálogos.
E perguntar as outras pessoas é uma maneira de eliminar nossas dúvidas e nos certificarmos se realmente entendemos a mensagem passada. Essa é uma maneira excelente de aprimorar a nossa capacidade de escuta.
Outra dica é usar as perguntas do modelo Grow
Como o coaching e a PNL podem ajudar no desenvolvimento da escuta ativa?
Como já falamos acima, as ferramentas que aprendemos no Curso de Coach é capaz de acelerar o desenvolvimento da escuta ativa.
As técnicas e ferramentas conseguem ajudar qualquer pessoa a executar todas as dicas dadas acima.
Gostou deste artigo? Confira mais dicas em nosso blog!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: