Você já parou para pensar sobre a efetividade das campanhas publicitárias? Como elas conseguem levar pessoas a realizarem ações de compra, de compartilhamento, fazendo com que elas se comportem de acordo com o que se pede. Isso se deve aos gatilhos mentais.
Os gatilhos mentais são ferramentas bastante conhecidas no meio corporativo. Eles são usados para alavancar as vendas. Mas os gatilhos mentais podem ser usados por qualquer pessoa para qualquer objetivo, eles costumam ser usados como armas de persuasão. Todos precisamos saber nos vender e é preciso entender como é possível fazer isto.
O que são gatilhos mentais?
Basicamente, os gatilhos mentais são estímulos ao nosso cérebro que nos fazem praticar uma ação. Os gatilhos mentais são essenciais para determinar a tomada de uma decisão. A efetividade dos gatilhos mentais se deve ao fato deles tocarem em pontos sensíveis que levam as pessoas a tomarem uma decisão de compra, por exemplo.
Existem diversos tipos de gatilhos mentais, como mostraremos abaixo. Aqui, vamos explicar como é possível criar gatilhos mentais de forma sutil. Os gatilhos são uma espécie de facilitadores de decisão. Quando estamos em dúvida, os gatilhos mentais podem ser cruciais para que tomemos uma decisão.
Se estamos em dúvida sobre a compra de um produto, por exemplo, e consideramos três empresas concorrentes, o gatilho mental é o fator que faz com que nos decidimos aonde vamos comprar.
Principais gatilhos mentais
Existem diversos tipos de gatilhos mentais, alguns deles são bem presentes em nossas vidas. Abaixo, mostraremos os principais fatores usados como gatilhos mentais e dicas de como inseri-los no seu dia a dia para influenciar na decisão de outras pessoas.
Confira abaixo:
Urgência
O gatilho mental da urgência lida com o tempo. Esse gatilho visa limitar o tempo para que uma pessoa tome uma decisão, para que assim ela possa se decidir rapidamente. Um exemplo simples do uso desse gatilho mental são os descontos em liquidações.
O uso da urgência como gatilho mental está presente em qualquer época do ano. Um exemplo simples são os comerciais de supermercado, quem nunca percebeu aquela frase final dos comerciais que dizem: promoções válidas enquanto durarem os nossos estoques.
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Prova Social
Quando você vai comprar alguma coisa, mas não conhece a empresa, o comum é que você busque referências sobre o negócio, não é? Por isso, empresas utilizam a prova social como gatilhos mentais.
Basicamente, a prova social é a recomendação de uma pessoa, que você conheça ou não. Se um amigo te recomenda uma compra, você ficará bem mais inclinado a fazê-la, correto?
Sempre que entramos em sites como o Reclame Aqui, vamos ler os comentários sobre a atuação da empresa para termos mais segurança para comprar um produto ou serviço. Esse é um exemplo claro da prova social como gatilho mental.
Escassez
A escassez como gatilho mental consiste em exaltar a raridade de certos produtos. Quanto mais raro um produto se torna, mais valor ele tem. Um exemplo de escassez são os livros e discos de edição limitada, que são vendidos em pequenas tiragens.
Quando há uma demanda por um produto e ele é escasso, as pessoas ficam propensas a pagar mais por ele. Outro exemplo de escassez como gatilho mental são eventos com números de vagas limitadas.
Podemos notar que eventos como grandes festivais, ingressos de Copa do Mundo e Olimpíadas, esgotam em algumas horas mesmo tendo um valor alto porque as pessoas querem viver estas experiências.
Autoridade
A autoridade é semelhante a prova social com uma simples diferença. A recomendação não vem de um amigo ou de um usuário comum, ela vem de um especialista. Logo, se um chefe de cozinha lhe fala que o restaurante X é o melhor da cidade, você irá visitá-lo.
A opinião de um especialista traz muita credibilidade para um negócio. Na internet, se uma matéria traz a opinião de um especialista, ela automaticamente passa a ser muito mais confiável do que outras. Dados e opiniões são uma forma de comprovar a autoridade do que se escreve ou se vende.
Resolução de problemas
O que as pessoas desejam é que produtos e serviços resolvam os seus problemas. E essas necessidades são as mais diversas possíveis. Por isso, encontrar as dores e apresentar uma resolução para o problema é uma maneira de criar um gatilho mental.
Esse tipo de gatilho é bastante usado no ramo imobiliário. Os principais destaques de um imóvel sempre levam para um problema que é possível resolver. Como por exemplo, a proximidade de uma estação de trem e de comércio, o que facilita a mobilidade urbana.
Ou então um parcelamento suave, sem juros ou com juros bem reduzidos, também chama a atenção de quem está querendo comprar um produto ou serviço. Aprender a usar esse gatilho mental é importante para vender os diferenciais de um negócio.
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