O Coaching se disseminou rapidamente no Brasil nos últimos anos. E um dos resultados dessa ascensão meteórica é o aumento da busca de formações de Coaching. Muitas pessoas querem trabalhar como Coach, mas como começar uma carreira?
Para lhe ajudar a ingressar no mercado de Coaching, nós separamos algumas dicas para mostrar o que você deve e não deve fazer ao iniciar sua empreitada como Coach no Brasil.
Confira abaixo as nossas dicas para começar com o “pé direito” a sua carreira como Coach:
Você tem vocação para ser Coach?
Já falamos sobre isso aqui no blog. Se você tem o desejo de se tornar Coach, você precisa saber se você tem vocação para a profissão. Dessa maneira, você pode aprimorar as suas habilidades para adquirir características importantes dos bons profissionais do meio.
Confira algumas das principais características de um Coach de sucesso abaixo:
- Vontade de ajudar as pessoas
- Ética
- Inteligência Emocional
- Curiosidade
- Rápido aprendizado e boa adaptação
O Coach tem como missão usar as técnicas e ferramentas de Coaching para ajudar outras pessoas a desenvolverem suas habilidades se conquistarem seus objetivos pessoais e profissionais.
E então, você tem vocação para ser Coaching?
Faça uma formação completa de Coaching
A formação de Coaching será a sua base profissional para atuar na área, por isso é preciso escolher um curso completo sobre a metodologia, onde você vivencie as técnicas e ferramentas na prática.
O que você prestar atenção na hora de escolher uma formação não é no preço e sim no conteúdo. Escolha por cursos que tenham um programa completo, contem com profissionais experientes e sejam reconhecidos no mercado.
Aqui no IBND, temos a nossa Formação de Coaching, que tem como diferencial unir teoria e prática para garantir o máximo de aprendizado e vivência da metodologia. Contamos com uma equipe especializada para dar todo suporte aos participantes, garantindo a máxima absorção do conteúdo na teoria e na prática.
Adquira experiência como Coach
Para conseguir ter destaque e ser reconhecido no mercado, o primeiro passo é ganhar experiência. Novos Coaches chegam na área e pensam que vão conquistar Coachees com extrema facilidade, e não é assim. As pessoas estão bem criteriosas, lembre-se que você também deve ter pesquisado bastante antes de fazer uma sessão de Coaching.
Existem duas maneiras de adquirir experiência na profissão: fazer mais cursos e workshops sobre Coaching e aplicar os conhecimentos adquiridos na formação com pessoas conhecidas.
A primeira é super necessária no mercado atual, o Coach precisa estar sempre se atualizando. Logo, fazer cursos, participar de workshops, palestras e outros eventos da área é muito importante para ganhar experiência. Ao frequentar esse meio, você entrará em contato com profissionais renomados e terá insights valiosos para sua atuação.
A segunda também é necessária, afinal se você espera trabalhar como Coach, você precisa testar suas habilidades. E como no início, é mais difícil que consigamos Coachees, podemos reconhecer a pessoas conhecidas como amigos e familiares.
Geralmente essas pessoas participam do seu cotidiano, o que não lhe traz gastos. Elas estão morando próximo a sua casa ou com você, estão trabalhando no mesmo local, etc. Assim, você pode oferecer seus serviços gratuitamente sem gerar tantos custos.
E dessa forma, você pode começar a aplicar na prática com pessoas comuns as técnicas e ferramentas aprendidas na formação. Assim, sem a ajuda de outros Coaches, você consegue sozinho aperfeiçoar sua abordagem e acumula experiência prática para começar a cobrar por sessões.
Escolha um nicho de Coaching
O Coaching possui diversos nichos e você escolher um deles para trabalhar. Dessa maneira, você consegue focar e se especializa em um nicho de atuação. Com isso, você consegue desenvolver uma maneira própria de aplicar as técnicas e ferramentas em seus Coachees, de maneira efetiva.
Muitos novos Coaches cometem o erro de atenderem pessoas aleatoriamente, tratando de situações e problemas em vários nichos. Assim, não conseguem se especializar em nenhum e dificilmente conseguirão desenvolver uma abordagem igualmente efetiva em todos os casos.
Veja todos os tipos de Coaching
Faça uma boa divulgação do seu trabalho
Sabe aquele velho ditado: quem não é visto, não é lembrado? Então, ele vale para o Coaching. Se você está começando agora sua carreira na profissão, você precisa aparecer para o mercado. Somente assim, as pessoas poderão lhe encontrar e contratar os seus serviços.
E para isso, você deve construir a sua presença online. Crie alguns canais de comunicação, atuando nas principais redes sociais do mercado, e se possível, tenha o seu próprio site e faça um Curso de Vendas.
Assim, com essa estrutura básica montada, você pode criar conteúdo de qualidade que mostre a sua capacidade como Coach. Também é possível ter um espaço para depoimentos e cases de sucesso, mostrando a todos que lhe acompanham que o seu trabalho é de qualidade e consegue ajudar pessoas a atingirem seus objetivos.
Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça a nossa Formação em Coaching.
Fale com um de nossos consultores, tire suas dúvidas e faça a sua inscrição!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: