A expressão Break even é bastante popular no meio corporativo. As empresas estão sempre buscando o break even point. Esse é um ponto crucial para saber se um projeto é viável e consegue se bancar e tem potencial de crescimento.
Break even é uma palavra que vem do inglês e significa “ponto de equilíbrio”. Qualquer empreendedor ao começar um negócio deve descobrir o break even da empresa e buscar chegar a faturar este montante para poder crescer com estabilidade no mercado.
O que é e qual é a importância do Break even?
O break even é o ponto de equilíbrio do negócio. É bem fácil de entender! Uma empresa atinge o ponto de equilíbrio quando a sua receita cobre os seus gastos operacionais. Assim, para que o negócio possa começar a lucrar, é preciso primeiro atingir o breakeven e ter a garantir que os custos de operação do negócio estão cobertos pela receita da empresa.
Ao calcular o breakeven, a empresa descobre quantas vendas precisa fazer para cobrir todos os seus custos. Esse é um excelente ponto inicial e é importante porque serve como a primeira meta de um negócio. O foco inicial deve ser atingir o break even para depois começar a lucrar, isso é ter inteligência financeira para administrar uma empresa.
Essa é uma maneira de determinar o preço ideal de venda de cada produto e o número de vendas necessário para cobrir os custos de operação. Saber o breakeven da empresa também facilita a realização de investimentos, pois torna possível saber qual é a margem de segurança para investir no negócio.
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Como calcular o break even?
Existem uma forma simples de calcular o breakeven como mostraremos abaixo. Confira:
Breakeven = custos fixos / margem de contribuição (preço de venda por unidade – custo variável por unidade)
Para entender melhor cada elemento da equação acima, é preciso conhecer bastante o seu negócio. Confira abaixo o que cada elemento significa:
- Custos fixos – são os gastos que não mudam, independente da produção, como por exemplo, valor de aluguel, salário de colaboradores, maquinário necessário, entre outros.
- Preço de venda por unidade – valor cobrado por cada unidade de um produto
- Custo variável por unidade – gastos para a produção de uma unidade de um produto
- Margem de contribuição – valor do preço de venda, menos o custo variável, que resulta no número de margem que pode compensar os custos fixos da empresa.
Num exemplo prático, digamos que uma empresa de calçados tem custos fixos de R$ 50 mil com aluguel, maquinário, salário dos colaboradores, entre outros gastos. Cada calçado custa R$ 30 para ser produzido e são vendidos por R$ 70. Veja o cálculo abaixo:
Breakeven = 50.000 / (70 – 30)
Breakeven = 1.250
Pelo cálculo do Breakeven, será preciso vender 1.250 calçados para atingir o ponto de equilíbrio. Assim, você sabe o quanto precisa vender mensalmente para cobrir os seus custos operacionais do seu negócio.
Como alcançar o breakeven de uma empresa?
Depois de entender o que é o breakeven e como ele é importante, vamos dar algumas dicas de como alcançar o ponto de equilíbrio da sua empresa e ter mais estabilidade em seu negócio. Confira as nossas dicas abaixo:
Calcule o breakeven do seu negócio
Obviamente, o primeiro passo para atingir o breakeven é descobri-lo. Então, faça o cálculo que mostramos acima, de acordo com as informações do seu negócio, para saber quanto será preciso vender para empatar os valores de vendas e produção.
Tenha um bom planejamento financeiro
Planejar é a chave para alcançar rapidamente o breakeven e começar a lucrar com o seu negócio. Sabendo quantas vendas precisa fazer e os custos para produzir cada unidade de seus produtos, é preciso planejar as ações que serão realizadas para que a empresa consiga vender o montante necessário para cobrir os custos.
Dessa maneira, você consegue integrar os times de marketing e vendas para alcançar o breakeven no curto prazo. O planejamento financeiro deve visar tornar sua empresa rentável, pensando em atingir o breakeven e a recuperar o investimento inicial para a operação do negócio.
Reduza custos
A melhor maneira de atingir o ponto de equilíbrio da empresa mais rápido é reduzir custos. Por isso, é importante revisar os custos fixos e os custos variáveis de produção para verificar se é possível reduzir os custos. Assim, você poderá entender o que é dispensável ou o que pode ser trocado por outro item sem perder a qualidade.
Você pode baratear a produção procurando um escritório com aluguel mais barato, por exemplo. O importante é entender que a redução de custos não deve ser baseada apenas em economizar dinheiro, mas em economizar dinheiro mantendo a qualidade dos seus produtos.
Ir de um escritório grande para um pequeno que não permite a produção de antes por conta de um baixo aluguel, por exemplo, não é um ato de redução de custos inteligente.
Mantenha os cálculos atualizados
O breakeven pode mudar ao longo do tempo. Afinal, os custos mudam e o preço de venda também pode mudar. É preciso reagir as mudanças de mercado para não perder mercado, assim sua empresa pode lidar com uma queda nas vendas em um período do ano, por exemplo, e com muitos outros fatores.
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