Na era digital, os novos analfabetos serão aqueles que não saibam interagir com as tecnologias online. Estas, por sua vez, avançam com tamanha rapidez que a figura do coaching digital tem adquirido cada vez mais importância dentro das empresas.
Desde o momento em que nascemos estamos aprendendo. E esse aprendizado não pode parar, afinal, devemos acompanhar as constantes mutabilidades, principalmente se almejamos o crescimento profissional.
Mas a verdade é que nem sempre somos capazes de aprender sozinhos, às vezes precisaremos da ajuda de uma pessoa mais experiente, ou seja, um mentor.
No dicionário da língua portuguesa, o termo coach é definido como o “profissional especializado no processo de desenvolvimento de competências profissionais e/ou pessoais através de técnicas de motivação do cliente”, algo que, sem dúvidas, se torna fundamental num mundo em que a digitalização avança a uma velocidade vertiginosa.
Através do coaching digital, empresas podem obter inúmeros benefícios, como desenvolver as competências da equipe e melhorar o desempenho profissional, consequentemente aumentando a produtividade de toda a cadeia empresarial.
Interessante, não é mesmo? Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto neste conteúdo do IBND — Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento.
O que é o coaching digital?
Na era digital, o coaching pode atuar ajudando empregados de uma empresa a melhorar a sua relação de utilização das tecnologias de informação, bem como facilitar as ferramentas colaborativas digitais de forma a potencializar o trabalho em equipe, quer dos trabalhadores nos escritórios da empresa ou em home office.
Por exemplo, se dentro de uma empresa é necessário criar um departamento de marketing, um coach digital poderá identificar as pessoas necessárias para a área e as competências digitais em que necessitam formação e apoio, ajudando-as a adquirir essas competências.
Objetivos do coaching na era digital
A transformação digital de uma empresa é um processo no qual o modelo de negócio tradicional da empresa se adapta a um novo modelo digital, podendo nesse caso seguir o programa de um coaching digital.
Entre os objetivos desse profissional podemos destacar os seguintes:
-
Impulsionar a digitalização dos colaboradores;
-
Maximizar oportunidades ofertadas pelas tecnologias de modo a melhorar a produtividade;
-
Acompanhar os colaboradores no seu processo de adaptação ao novo modelo digital;
-
Acompanhar gestores na implementação da estratégia digital, bem como no desenvolvimento de ações para alcançá-la;
-
Acompanhamento da realização de metas e objetivos definidos;
-
Fornecer o suporte necessário para ajudar a tornar a digitalização mais rápida e eficiente.
Estar atento as mudanças e inovações tecnológicas é algo fundamental a todo empreendedor e colaborador de uma empresa, afinal, em um mundo em constante modificação aqueles que melhor sabem se adaptar serão os que obterão mais resultados positivos.
E aliar esse entendimento a uma consultoria especializada com um coaching digital pode ser vital para alterar os rumos da sua vida e carreira, em todos os aspectos.
Esse é um assunto do seu interesse e que pode beneficiar ao seu negócio? Conheça o curso de coaching e não deixe também de conferir outros conteúdos no blog do IBND!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: