Na correria do dia a dia, você pára para refletir sobre o quão realmente feliz você está com a sua vida? Como ela anda? Tem estado satisfeito com suas escolhas e com os resultados alcançados? Você tem metas de vida que não consegue alcançar? Veja como o coaching de vida pode te ajudar.
Coaching
Muitas pessoas parecem estar buscando na vida algo que não encontram. Por mais que tentem e estabeleçam metas, não conseguem atingi-las por algum motivo que não fica claro para elas. Essa situação pode levar à angústia, ao sofrimento psíquico e até mesmo à alienação de si próprio e de sua vida.
Poderíamos resumir o coaching como uma conversa cheia de propósito, que te inspira a criar a sua melhor vida por meio de um método próprio. É através do diálogo que o coaching ajuda você a se mover na direção que você quer ir e atingir a sua melhor versão, seja na vida pessoal, interpessoal, profissional, financeira ou outra.
Coaching de vida
O coaching de vida contribui para trazer à tona os talentos únicos e as verdadeiras prioridades, bem como dá suporte para eliminar qualquer coisa que esteja bloqueando você de ter, fazer e ser o que você quer, ou seja, de conquistar objetivos.
No que diz respeito ao desenvolvimento humano e aprimoramento pessoal, o coaching de vida pode ajudar a refletir sobre alguns pontos importantes. É um convite à reflexão sobre, por exemplo, as conversas que mantemos no dia a dia: suas conversas são apenas para passar o tempo ou são oportunidades de aprendizado e crescimento, nas quais você pode clarear processos, resolver problemas, atingir acordos e se comprometer com ações?
É importante para o coaching de vida entender:
1. Por quê você age do modo como age?
2. Quais crenças sobre você mesmo paralisam você a tomar certas ações?
3. Quais realmente são as suas opções?
4. Como você pode manter sua motivação?
Primeiramente, se faz necessário entender aonde você está, como está agindo e porquê. Essa conversa técnica nem sempre pode ser agradável, porque frequentemente encontramos as melhores experiências na vida quando encaramos partes de si que não queremos, das quais frequentemente surgem entendimentos e sentidos que destravam as dificuldades pelas quais passamos. Essas conversas podem ajudá-lo a identificar como viver a sua melhor vida, aquela na qual você pode vivenciar todo o seu potencial e que o fortalece. É um meio de encontrar as respostas que façam sentido para você, trilhando o seu caminho único até o seu potencial.
Vamos entender o que o coaching de vida NÃO é:
1. Coaching não é terapia: o coaching não se inicia a partir da perspectiva de que algo precise ser consertado mas, sim, que o ser humano é fundamentalmente um todo, saudável e forte o suficiente para lidar com os desafios do processo;
2. Coaching não é sobre dar conselhos: o papel do Coach é facilitar seus próprios processos discutindo e sugerindo opções para você. É uma forma de contribuir para que você possa ouvir a própria voz interna do coach que vive dentro de si mesmo.
Como conseguir a vida tão desejada?
Uma vida feliz envolve um equilíbrio delicado na manutenção de algumas questões. Eis alguns dos pilares que podem contribuir para viver uma vida feliz:
1. Fazer tarefas e preencher papéis que você precisa no dia a dia, tais como as coisas que você precisa para se manter. Trata-se do que você faz na rotina do dia a dia, comer, lavar, dormir, etc.
2. Ter coisas que você goste em sua vida. Podem ser coisas materiais como uma casa, um carro, seus sapatos preferidos, ou até mesmo atingir segurança, paz e amor.
3. Estar satisfeito e aproveitar a experiência de tudo o que você faz e tem. É ter um senso de quem você é e estar confortável na própria pele. São momentos singelos, às vezes raros, consigo mesmo que o fazem sentir ser a pessoa certa, no lugar certo, no momento certo.
Como ocorre o processo de mudança pessoal?
Negação. Através do coaching, você pode se tornar consciente de que está resistindo teimosamente à mudança em algum aspecto da sua vida. Você precisa encontrar pistas na comunicação com outras pessoas e verificar se fica defensivo em algumas situações. É a partir do modo como você encara as críticas que pode se tornar consciente do que está evitando mudar.
Necessidade. Após superar a negação, você pode começar a admitir, ainda somente para si mesmo, que talvez esteja fumando demais, trabalhando demais ou alienado demais, e começar a se comprometer consigo mesmo de mudar ou procurar um equilíbrio entre a vida e o trabalho, por exemplo, em algum momento, seja cedo ou tarde.
Disposição. Após admitir o que precisa ser mudado ou melhorado, é hora de pensar em um plano de ação. Como você vai fazer as mudanças na sua vida? Quais ferramentas você precisa? Quem pode te dar suporte?
Nessa fase, a ajuda de um Coach pode ser indispensável a identificar suas opções reais para atingir o que planeja, certificando-se de que conseguirá atingir todos os passos até lá.
Ação. Agora que você está todo preparado e pronto para ação, é hora de agir. É hora de começar a sentir os benefícios de estar trabalhando pela mudança nos estágios anteriores até aqui, já que a sua motivação, força e vontade se tornam mais firmes a cada passo que atinge.
Consolidação. A mudança só continuará em sua vida se você se dedicar à manutenção ao longo do tempo. É possível que você recaia para alguns dos estágios anteriores de vez em quando, mas saiba que isso é parte do processo de consolidação, desde que continue a integrar as mudanças em sua vida a longo prazo.
Algumas questões que podem ajudar em sua jornada:
Não se esqueça que ninguém além de você mesmo está mais equipado para criar a vida que você quer. Não tenha medo de considerar o que você precisa para ter uma vida satisfatória.
Coloque-se em primeiro lugar, sem ser egoísta, mas sem estar à serviço de outras pessoas.
Lembre-se de sua capacidade de atingir os objetivos que quer. Permita-se tomar o controle de sua vida e aproveite os benefícios de melhores resultados.
Não se esqueça nunca de que você é livre para fazer escolhas. Mesmo naqueles momentos em que parece que estamos presos às circunstâncias, você pode pegar a responsabilidade para si e verificar suas atitudes que podem estar criando essas barreiras. Confie em seus sentidos e agarre-se ao que o ajuda a fazer as melhores escolhas para o seu futuro.
O seu processo de crescimento pessoal só depende de você! Venha para o IBND
O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
Referências:
PURDIE, J. Life coaching for dummies. 2ª edição. Editora John Wiley & Sons Ltd. 2010.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: