Binge watching: conheça o termo que expressa um grande problema contemporâneo!

30/04/2023 às 10:01 Dicas

Binge watching: conheça o termo que expressa um grande problema contemporâneo!

Todas as semanas novos filmes, séries, novelas e documentários chegam às principais plataformas de streamings e canais de televisão, oferecendo uma infinita variedade de conteúdos para nos distrairmos, descansarmos e passarmos o tempo. Mas, até que ponto será que é saudável maratonar esses conteúdos?

No conteúdo especial de hoje, falaremos sobre um termo que vem mostrando os impactos negativos das produções audiovisuais em nossa sociedade. Estamos falando do binge watching!

Onde mora o problema?

Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade do Texas comprovou que maratonar séries com frequência é um forte indício de solidão. Ainda, analisando mais de 300 jovens entre 18 e 29 anos, descobriram que assistir séries de uma só vez e filmes seguidos uns dos outros pode ser sinal de depressão

Mas calma! Permitir-se deitar na cama para assistir a alguns episódios da sua série após um dia exaustivo não é onde reside o problema. Agora, se você, porventura, deixar de trabalhar ou estudar, por exemplo, para “pôr a série em dia”, isso pode indicar o início de um problema.

Você é ou não um adepto do binge watching?

Sem dúvida, se você chegou a este conteúdo, está se fazendo essa pergunta. Por isso, convidamos você a refletir através das suas resposta a algumas perguntas:

  • Quantas vezes por semana, em média, você gasta assistindo a séries e filmes?

  • Você deixa de sair aos finais de semana para maratonar suas séries? Com que frequência isso acontece?

  • Você já deixou de trabalhar, estudar ou fazer alguma tarefa importante para assistir televisão?  Com que frequência isso acontece?

  • Você já se sentiu culpado por ficar horas e horas consumindo conteúdos em plataformas de streaming como a Netflix, por exemplo?

Se as suas respostas lhe causarem um certo incômodo, é importante que você fique atento e comece a observar se o hábito de maratonar suas séries e filmes, um passe tempo a princípio saudável, está se tornando um vício com graves consequências para a sua vida.

Responder com sinceridade a estas questões é o primeiro passo para trilhar uma nova jornada. 

O que significa o termo Binge Watching?

Termo que se tornou popular a partir de 2013, Binge Watching compreende o conceito da imersão em um programa, ou seja, a pessoa assiste a vários episódios de uma série de TV seguidos. Muitas das vezes, a prática ultrapassa 10 horas ininterruptas de entretenimento . 

Além do acesso a internet, que permite que baixemos uma infinidade de conteúdos, as plataformas de streaming, como a Netflix, são as grandes responsáveis por tornar o binge watching uma prática tão comum. 

Depressão ou hábito?

É preciso tomar muito cuidado com o sensacionalismo no momento de relacionarmos o hábito de assistir séries a um transtorno tão sério quanto a depressão. Afinal de contas, não é só porque uma pessoa gosta de ficar em casa, em uma sexta à noite, assistindo séries, que ela convive com o transtorno.

Pessoas têm preferências e hábitos variados, e algumas podem preferir o conforto da sua casa a uma balada lotada nos finais de semana.

Porém, devemos ter consciência de que, como tudo na vida, devemos usufruir daquilo que gostamos, prestando atenção para que aquilo não passe a nos fazer mal.

Assistir a séries em sequência é uma forma que algumas pessoas encontram para fugir dos problemas, emergindo num mundo irreal, mesmo que por algumas horas.

Por isso, repense: como você tem consumido filmes e séries? É importante se fazer esta pergunta para evitar que este entretenimento se torne um problema maior em sua vida.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK