Você tem o hábito de assistir a muitos filmes e séries e frequentemente deixa de sair ou fazer suas atividades para passar o seu dia em frente a televisão? Esta prática conhecida como Binge Watching, apesar de comum, pode ser um sinal de que algo não vai bem com a sua saúde mental!
Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade do Texas comprovou que fazer maratonas de séries é um forte indício de solidão.
Os pesquisadores analisaram 316 jovens, entre 18 e 29 anos, e chegaram a conclusão de que assistir séries de uma só vez e filmes seguidos uns dos outros pode ser sinal de depressão.
Logicamente, assistir a alguns episódios da sua série favorita após um longo dia de trabalho ou estudos não é um problema. Mas quando deixamos de trabalhar, estudar ou cuidar de casa, por exemplo, para pôr a série em dia isso pode ser indicio de um problema.
Por isso, convidamos você a refletir através da resposta a algumas perguntas:
-
Quantas vezes por semana, em média, você gasta assistindo a séries e filmes?
-
Você deixa de sair aos finais de semana para maratonar suas séries? Com que frequência isso acontece?
-
Você já deixou de trabalhar, estudar ou fazer alguma tarefa importante para assistir televisão? Com que frequência isso acontece?
-
Você já se sentiu culpado por ficar horas e horas consumindo conteúdos em plataformas de streaming como a Netflix, por exemplo?
Se as suas respostas a estar peguntas lhe causarem um certo incômodo é importante que você fique atento e comece a observar se o hábito de maratonar suas séries favoritas, um passe tempo a princípio saudável, está se tornando um vício com graves consequências para a sua vida.
Binge Watching. O que é isso, afinal?
Termo que se popularizou em 2013, Binge Watching compreende o conceito da imersão em um programa, ou seja, a pessoa assiste a vários episódios de uma série de TV seguidos. Muitas das vezes, a prática ultrapassa 10 horas ininterruptas de entretenimento .
Na era dos streamings, é muito mais fácil acabar se tornando um viciado em assistir séries e filmes. Tal é a facilidade desta prática disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias do ano, graças a internet e a inovação dos serviços oferecidos pelas plataformas de entretenimento audiovisual, tal como a possibilidade de download de conteúdos offline.
“Então eu sou adepto do Binge Watching? Como eu vou saber?”
Se você é daqueles que passa algumas horas na frente da televisão assistindo suas séries de TV uma seguida da outra, é extremamente provável que você tenha os dois pés dentro desta categoria.
Pare e pense sobre as respostas que você deu as perguntas no início deste conteúdo e seja sincero consigo mesmo: você é ou não um viciado em séries e filmes? O quanto este hábito tem atrapalhado a sua vida?
Responder com sinceridade a estas questões é o primeiro passo para trilhar uma nova jornada.
Sinais de depressão ou hábitos corriqueiros?
Não precisa muito esforço para encontrar na internet estudos e artigos que transformam este assunto em algo sensacionalista e tratam o hábito de assistir a séries em um sinônimo direto da depressão. Mas as coisas não caminham necessariamente por aí.
Afinal, não é só porque uma pessoa gosta de ficar em casa, em uma sexta à noite, assistindo séries, que ela possui sinais de depressão. Muitas vezes, a sociedade atribui o comportamento caseiro a sinais de solidão, e a coisa não deve ser vista apenas sobre um prisma.
Há pessoas que simplesmente não gostam de socializar em bares, festas e outros locais públicos. Ou, até gostam, mas não sente necessidade e vontade de saírem todos os finais de semana, ou todos os dias. E isto não é um indício de depressão.
Porém, devemos ter consciência de que, como tudo na vida, devemos usufruir daquilo que gostamos prestando atenção para que aquilo não passe a nos fazer mal.
Em relação às séries de TV, há uma necessidade de atenção quando esta prática passa a interferir no comportamento do ser humano, projetando consequências físicas, como perda de sono e mudanças frequentes no humor.
Assistir a séries em sequência também é uma forma que algumas pessoas encontram para fugir dos problemas, emergindo num mundo irreal, mesmo que por algumas horas.
Como você tem consumido a filmes e séries? É importante se fazer esta pergunta para evitar que este entretenimento se torne um problema maior em sua vida. E caso você se sinta triste e desanimado, busque ajude profissional ou amiga. Não é vergonha nenhuma reconhecer que você precisa de ajuda.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: