Também conhecido pelo nome de posicionamento mental, as atitudes mentais são um tema muito presente em inúmeros cursos de hipnose e indispensáveis durante uma sessão onde o hipnotista consegue quebrar o fator crítico, levando seu cliente ao estado de transe hipnótico.
Quando um profissional de hipnoterapia consegue quebrar a barreiro do crítico, é muito mais simples fazer com que sugestões sejam aceitas com facilidade pelo subconsciente do cliente. Toda via, é importante entender logo de inicio que o fator critico não é único responsável pelo aceite ou não de sugestões.
Até mesmo as pessoas mais suscetíveis ao transe hipnótico e que conseguem chegar ao último estágio do transe, podem não aceitar todas as sugestões dadas pelo hipnotizador. Mesmo durante a sessão de hipnose, o sujeito é capaz de avaliar e validar a sugestão que lhe foi passada, considerando se aquilo será interessante ou não para ele.
E é sobre esta possibilidade de análise e validação que falaremos neste artigo do IBND. Afinal, numa sessão de hipnose é possível que o cliente passe por quatro atitudes mentais quando sugestionado.
Mas afinal, como uma sugestão é construída?
Toda sugestão, por mais insignificante que pode parecer, é construída com o cliente durante a sessão de hipnose. No caso de um cliente que afirma ter depressão, por exemplo, e diz que gostaria de ser mais feliz, mais sociável e ativo serão informações usadas como sugestões durante a hipnose.
E, diante destas sugestões, o cliente poderá apresentar quatro atitudes mentais, segundo Gerald Kein:
Atitude 1 – “Gostei da sugestão que me foi dada. Ela irá funcionar para mim.”
Esta primeira atitude é como um insight que faltava para o seu cliente resolver determinado problema em sua vida. Ou seja, é uma possibilidade de solução para, por exemplo, largar o vício de roer as unhas.
É importante frisar que cabe ao hipnólogo oferecer uma sugestão baseado nas informações que o cliente traz na primeira sessão, mas é papel do individuo hipnotizado encontrar o caminho para, neste caso, parar de roer unhas de uma vez por todas.
Atitude 2 – “Não gostei da sugestão. Não acho que será interessante.”
Quando ouvimos uma sugestão durante a sessão de hipnose, é bem possível que o nosso subconsciente simplesmente negue a sugestão passada. Imagine que você está numa sessão de hipnose e nesta sessão o hipnotizador sugere que você coma um dente de alho cru. Será que você vai aceitar a sugestão?
A probabilidade de você negá-la será imensa, afinal, não parece muito interessante e nem agradável comer um dente de alho cru, não é mesmo?
Atitude 3 – “Não tenho opinião formada. Não sei se vai ser bom ou ruim”
Sabe aquela sugestão que para você “não fede e nem cheira”? Esta é a terceira atitude mental que um cliente pode ter durante uma sessão de hipnose.
Não ficou claro? Vamos utilizar um exemplo: se eu pergunto a você se você gostaria de experimentar uma comida bastante apimentada que você nunca experimentou antes, é provável que - se você gosta de pimenta - aceite a sugestão. Mas se você não gosta de comida apimentada é provável que você não tenha uma opinião formada para dizer se a sugestão será boa ou ruim para você e pode aceitá-la ou não.
Atitude 4 – “Gostei da sugestão e espero que dê certo”
Por fim, a última das atitudes mentais é aquela positiva em que o cliente aceita a sugestão por achá-la boa e considerar que ela será benéfica para ele. Ela pode parecer bastante semelhante com a atitude de número 1;
Entretanto, na atitude um o paciente gosta da sugestão e sabe que vai funcionar para ele. Já na atitude quatro, o cliente também gosta da sugestão, mas não tem certeza absoluta de que aquilo irá funcionar para ele. Deu pra entender a diferença?
Ou seja, a atitude quatro é como uma esperança de que a sugestão funcione. A atitude um é a certeza de que a sugestão irá funcionar!
Por que é importante entender as atitudes mentais?
Agora que já compreendemos as quatro atitudes mentais possíveis numa sessão de hipnose, é preciso que você compreenda qual a importância de entenda-las durante seus estudos para se forma como um hipnólogo e profissional atuante da hipnose.
As atitudes mentais serão o guia para você entender se a sua sugestão e tudo que você está passando ao seu cliente está surtindo efeito ou não.
É importante ter em mente que a decisão de validar ou não uma sugestão depende de fatores como os valores éticos e morais e as crenças do cliente, afinal, estes fatores já estão enraizados no subconsciente do individuo e dificilmente poderão ser alterados ou excluídos.
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