Viver com mais calma é um desejo universal. Imagine que reconfortante seria tomar um café da manhã sem pressa, ter um dia de trabalho sem colegas que amolam a nossa paciência, voltar para casa e não ter que lavar louça ou dar banho nos filhos e aproveitar a noite para assistir a sua série favorita sem interrupções constantes.
Sem dúvidas, a vida seria muito mais fácil de manejar se ela se desenrolasse assim. Mas sabemos que não é desta forma que as coisas acontecem.
E é pouco provável que o mundo se torne assim, sem grandes desafios e estresses, mesmo que você se mude para uma ilha deserta. Porque não é somente o mundo externo, mas também o espaço mental interno que torna a vida conflituosa ou saborosa.
Mas, afinal, como manter uma mente positiva em meio a tantos compromissos e percalços do nosso dia a dia?
Acompanhe este post do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) onde listamos alguns hábitos que o ajudaram a manter o equilíbrio e a calma emocional!
Cérebro reativo e cérebro pensante
Quando nos vemos diante de situações que consideramos estressantes, uma onda de substâncias químicas são liberadas, mobilizando nosso corpo para agir. Isso pode ter três resultados: (1) lutar, (2) fugir ou, em alguns casos, (3) paralisar. E isso é resultado de liberação de dois hormônios, o cortisol e a adrenalina.
A reação do corpo ao estresse é bastante útil quando precisamos agir frente a uma ameaça. Contudo, esse mecanismo biológico prejudica o funcionamento do cérebro pensante.
Quando estamos estressados, deixamos de pensar com clareza e, consequentemente, não tomamos boas decisões, uma vez que nosso cérebro reativo tende a controlar o momento.
Várias técnicas podem nos ajudar a desenvolver a calma, mas todas se baseiam em encontrar uma rotina mental e física saudável que propicie uma pausa para a mudança do modo de pensar para, desta forma, acalmar o cérebro reativo e devolver o controle ao cérebro pensante.
Técnicas eficientes para manter a calma no dia a dia
-
Distanciamento
Já notou como sempre temos as respostas para os problemas dos outros, mas quando estamos dentro da situação, tudo muda de contexto? Isso acontece porque a carga emocional dificulta a tomada de decisões.
Seja qual for o acontecimento que tire sua paz, busque visualizar a situação e distancie a imagem, até o cenário ficar bem pequeno.
-
Mudança de perspectiva
Quando nos sentimos estressados, nosso cérebro tem uma reação correspondente. Mas quando mudamos a perspectiva ou reavaliamos a situação como um desafio positivo, seu cérebro reage de uma maneira mais construtiva.
-
Respiração diafragmática
A simples ação de respirar também pode ajudar a acalmar, se for realizada com algumas técnicas. Já notou que quando sentimos ansiedade, respiramos em intervalos curtos ou de forma entrecortada? A respiração está diretamente ligada ao nosso estado emocional.
A respiração diafragmática é uma técnica bastante usada no processo de Hipnose, e tem impactos significativos no estado de relaxamento e na recuperação do autocontrole.
-
Saiba ouvir mais e falar menos
Você tem o péssimo hábito de escutar para responder, e não para compreender o que o outro quer dizer?
Em um diálogo, a mente fica o tempo todo formulando respostas, com base nas próprias vivências. Mas esse estado constante de preparação gera um desgaste desnecessário. Assim, aprender a ouvir mais e falar menos é um bom recurso para manter a calma, absorver aprendizados.
-
Não leve tudo para o lado pessoal
Nos sentimos facilmente ofendidos pelo comportamento dos outros, e isso é uma grande perda de tempo. Nem sempre as pessoas tem a intenção de nos magoar, mas cada um tem seus próprios mecanismos de defesa.
Ao trabalhar o autoconhecimento e a inteligência emocional, desenvolvemos habilidades que ajudam a não levar as reações alheias para o lado pessoal e, consequentemente, conseguimos manter a calma diante das adversidades.
Obtenha ajuda da PNL!
Ganhar domínio sobre suas emoções é algo difícil de se fazer, mas é plenamente possível quando aprendemos as técnicas certas vindas da programação neurolinguística.
Quer aprender essas técnicas e, com isso, manter a calma no seu dia a dia? Conheça o curso de pnl do IBND!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: