A indiferença é um sentimento que nos machuca, principalmente, quando vem de alguém que amamos. Quando recebemos a mensagem, mesmo que indiretamente, de que a pessoa não se importa conosco, temos a tendência de elaborar razões e motivos para a insensibilidade de outro que nem sempre correspondem a realidade.
Mas, então, o que fazer diante deste comportamento? Como não deixar se abalar pela impassibilidade alheia? Estas são questões complexas, mas que podem ser resolvidas por meio de algumas atitudes simples.
Quer aprender a lidar com a indiferença sem sofrer? Continue a leitura deste conteúdo para obter controle emocional frente situações de apatia de terceiros para consigo.
O que é a indiferença?
O sentimento de indiferença está ligado a uma forma de desapego insensível, onde o individuo não se importa com os sentimentos alheios ou se suas ações causaram sofrimento ao outro. Ou seja, é uma pessoa incapaz de sentir e se emocionar pelo outro.
Como seres humanos que convivem em sociedade, gostamos de interagir, sentir, rir, sonhar, etc. Contudo, a pessoa indiferente se afasta de praticamente todas essas vivências, pois não consegue estabelecer uma ligação concreta com elas, o que pode lhe roubar o interesse pela vida e pelas pessoas.
No relacionamento amoroso, a indiferença pode chegar de forma silenciosa, mas seus resultados são desastrosos. Por isso, ela precisa ser combatida!
Mas, afinal, como lidar com a indiferença sem sofrer?
Para um relacionamento durar e se manter saudável, ele deve ser cultivado através do diálogo, demonstrações de afeto e pequenos acordos entre ambas as partes. Mas quando a possibilidade conversa se esvai, a relação entre em estado crítico.
Para lidar com situações de indiferença, listamos algumas dicas que servirão tanto para relações amorosas, relacionamentos familiares e amizades. Vamos lá!
Inicie um diálogo
Pequenos acontecimentos, que podem ter passado despercebidos por você, levaram a situação atual que você vive hoje com aquela pessoa indiferente. Neste contexto, conversar sobre o que está se passando na cabeça do outro é o melhor caminho para resolver está situação desagradável.
Pode ser que o outro tenha acumulado meses e até anos de descontentamento, pois não tinha coragem de externar suas emoções. Por isso, dialogar sobre o que está perturbando é o primeiro passo para encontrar a solução.
Renove a relação
Não se assuste se o seu relacionamento precisar passar por pequenas mudanças para reencontrar a vivacidade. Se os acordos atuais não estiverem mais funcionando, está na hora de propor o novo. Esta renovação é uma forma de dar atenção às necessidades do outro bem como as suas.
Seja realista
Muitas vezes, nossas emoções falam mais alto. E elas podem nos levar a criar desejos e expectativas que não correspondem a realidade. Por isso, ao iniciar uma relação esteja ciente que nem sempre a outra pessoa irá retribuir da forma como você espera. Quando não trabalhamos isso em nossa mente, corremos o risco de cair em desilusão.
Não se culpe
Nos relacionamentos, às vezes temos atitudes que não conseguimos explicar ou controlar. Isso porque costumamos projetar nossos traumas, memórias ruins e comportamentos no outro. Somos seres imperfeitos e, por isso, devemos pensar menos em buscar culpados e mais em criar soluções.
Saiba quando é hora de se afastar
Mas se você tentou de tudo para administrar a indiferença e nada deu certo, considere se afastar da pessoa. Não vale a pena se prender a uma relação sem sentimento por comodismo ou conveniência.
Conviver com parceiros apáticos é cansativo e nos sobrecarrega emocionalmente porque vivemos na função de agradar o outro.
Sem dúvidas, términos são dolorosos, mas necessários tanto para a sua felicidade quanto a do outro. Busque fazer isso de maneira amigável, sem acusações ou atribuição de culpa.
Se você possui grande dificuldade para lidar com a indiferença e acredita que uma mão amiga seria benéfico para você, um profissional pode ajudá-lo neste processo. Na terapia você poderá compreender as complexidades da mentalidade por trás da carência afetiva que te impede de sair de uma situação de indiferença na relação.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: