Para qualquer área na qual um profissional atue, uma das mais importantes características é sua capacidade de transformação. Afinal, em uma sociedade que vive constantes e intensas mudanças, já não é o mais forte que sobrevive, e sim o que melhor se adapta às mudanças.
Em um contexto profissional, inúmeras são as habilidades que um profissional deve desenvolver para mantê-lo em crescimento. E dentre essas habilidades soft skills, a capacidade de saber como resolver problemas complexos é essencial.
E tal capacidade esta diretamente ligada a habilidade de inteligência emocional. Isso porque as pessoas tendem a reagir impulsivamente para solucionar problemas, e nesta impulsividade, podem acabar cometendo erros graves que seriam evitados com um melhor gerenciamento de suas emoções.
Esta é uma característica muito importante, por exemplo, nos andamentos de processos com uma visão ampla do problema e um pensamento rápido com foco na solução.
Quer aprender como resolver problemas complexos de maneira mais simples?
A seguir neste conteúdo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) te daremos algumas orientações para que isso aconteça. Vamos lá!
Seis orientações para aprimorar sua habilidade de resolver problemas
-
Identifique o problema
Ao lidarmos com um problema de alta complexidade, é normal que nosso olhar se direcione a diferentes pontos de atenção. Por isso, é vital que você tenha um entendimento claro do que precisa ser resolvido.
Quando tentamos resolver uma série de pequenos problemas que são parte de um único problema maior, a tarefa de resolução se torna muito mais difícil, você não concorda?
-
Faça pesquisas e estude casos
Depois de ter uma definição clara do problema que tem que ser resolvido, será preciso averiguar e pesquisar sobre a natureza do problema e suas possíveis causas.
Esse processo de pesquisa pode incluir o exame de causas de problemas semelhantes que foram resolvidos no passado ou podem, por exemplo, envolver a elaboração de perguntas a pessoas envolvidas no problema.
-
Procure soluções viáveis
Pesquisado o problema e encontrada as potenciais causas, é chegada a hora de pensar nas soluções possíveis.
Essa fase pode requerer criatividade e brainstorming para que você chegue em algumas soluções ideais, bem como algumas soluções alternativas caso seu primeiro conjunto falhe.
-
Não tenha medo de tomar decisões
Definida sua lista de soluções possíveis, restrinja metodicamente suas ações para a melhor solução.
Se você estiver trabalhando em equipe, tente tomar decisões em conjunto e chegar a uma solução consensual com todos da sua equipe.
-
Coloque sua decisão em prática
Implemente a solução escolhida de forma planejada e deliberada. Evite correr diretamente para a ação antes de planejar estrategicamente o que precisará ser colocado em prática. Ações colocadas em prática sem planejamento, geralmente levaram a uma solução malfeita que não atinge o resultado pretendido.
-
Monitore os resultados
Observe como sua solução está funcionando e decida se outras ações precisam ser tomadas.
Para isso você pode definir um prazo para observação antes de fazer o acompanhamento e decidir se de fato fará ou não alterações em seu plano.
Torne-se um especialista em resolver problemas!
A PNL (sigla para Programação Neurolinguística) trata-se de uma técnica capaz de proporcionar inúmeros benefícios a profissionais do ramo da advocacia no seu dia a dia, entre elas: como identificar a linguagem do cliente, como se expressar de forma clara, como se comportar com mais inteligência emocional e como resolver problemas de forma mais simples.
No curso de pnl online oferecido pelo IBND e ministrado pelo pedagogo Rodrigo Huback com mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento e excelência humana, você aprenderá a:
-
Desenvolver habilidades de liderança;
-
Enxergar novas possibilidades profissionais;
-
Conectar-se com seus clientes e equipe de trabalho;
-
Dominar uma linguagem mais persuasiva, clara e eficaz;
-
Formular metas e objetivos;
-
E muito mais
Aprenda em casa com mais de 220 aulas 100% online e receba certificação internacional como Practioner em PNL!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: