Angústia: o que é, porque sentimos e como lidar

03/05/2023 às 10:16 Dicas Hipnose

Angústia: o que é, porque sentimos e como lidar

A angústia, apesar de ser um termo que todos conhecemos, nem sempre é fácil de ser explicado por palavras, uma vez que diferentes emoções podem estar envolvidas nesse sentimento.

Mas, assim como a depressão, a angústia é uma sensação psicológica que provoca danos físicos e mentais. Por isso, entendê-la e saber identificar as melhores maneiras para superá-la é tão essencial.

Para falar mais sobre esse sentimento difícil de se lidar, convidamos os profissionais especializados em hipnose do IBND - Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento.

Mas, afinal, o que a angústia tem a ver com hipnose? Essa é uma pergunta para a qual você obterá resposta ao final deste conteúdo. Portanto, continue acompanhando!

O que é angústia?

Marcada por uma profunda mudança de humor, perda de paz interior, dor emocional e até mesmo física, mal-estar, tristeza e culpa, a angústia é um sentimento complexo na qual podemos enxergar a junção de questões emocionais e físicas que, a depender do grau, podem impedir um indivíduo de cumprir com suas tarefas cotidianas.

Em até certo ponto a angústia é completamente natural, como quando, por exemplo, temos que lidar com a dor da perda de um familiar, o término de um relacionamento ou uma demissão inesperada.

Contudo, quando a angústia ganha uma intensidade desproporcional, sem motivos aparentes e permanece com o indivíduo por um longo período, é preciso prestar atenção para a necessidade de buscar ajuda. 

Sintomas mais típicos

Como pontuado brevemente, a angústia envolve sintomas físicos e psicológicos. Podem ser eles:

  • Excesso de pensamentos negativos;

  • Crises de ansiedade;

  • Batimentos cardíacos acelerados e descontrolados;

  • Dores no peito e sensação de aperto na garganta;

  • Dificuldades para respirar e sensação de sufocamento;

  • Inquietação;

  • Enxaqueca;

  • Medo e desesperança;

  • Necessidade de fazer mudanças;

  • Insônia.

Lidar com a angústia é possível?

Infelizmente, assim como outros sentimentos, não uma receita milagrosa que garante que você deixe de sentir angústia. Contudo, esse sentimento negativo pode ser gerenciado utilizando da sua inteligência emocional e autoconhecimento. Vamos entender melhor?

  1. Entenda sua origem

Sempre que se sentir angustiado, reflita sobre a origem dessa sensação. Afinal, o que está causando esse desconforto na sua vida? A ausência de uma resposta concreta pode ser um possível indício de perturbação na saúde mental.

Todos os sentimentos e emoções devem possuir uma causa explícita para serem considerados saudáveis, até mesmo os positivos.

  1. Não guarde ou ignore os seus sentimentos

Guardar ou ignorar sentimentos nunca é uma forma saudável de lidar com eles. Para recobrar a felicidade e plenitude, é preciso enfrentar os seus “monstros” interiores.

Você pode, por exemplo, conversar com uma pessoa na qual tem total confiança e desabafar sobre o seu sentimento de angústia. Isso, inclusive, pode ajudá-lo a ver esse sentimento sob outro e novo prisma.

  1. Aprenda a lidar com situações adversas

Você costuma reagir com impulsividade, raiva e/ou tristeza a situações ruins? Pois saiba, que a forma como você reage às situações adversas interfere (e muito!) na sua saúde mental.

Como as situações adversas são inevitáveis, aprender a lidar com elas e, consequentemente, com a carga de sentimentos bons e ruins que despertam é imprescindível.

  1. Faça terapia

A terapia é essencial para ajudar o angustiado a descobrir a razão dessa sensação, assim como a combatê-la de maneira saudável. Como ela está muitas vezes ligada à depressão, a psicoterapia também se faz necessária para evitar o agravamento desta patologia.

Dica bônus: a hipnose pode ser grande aliada!

A hipnose clínica é um tratamento rápido e bastante eficaz para aprendermos a lidar e controlar sentimentos negativos para nós. Sua eficácia é tanta que a hipnose já é uma ferramenta reconhecida e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como terapia médica.

Durante as sessões de hipnose, o hipnoterapeuta orientará seu cliente, por meio do transe hipnótico, a realizar uma ressignificação dos pensamentos. Desta forma, será possível encarar o dia a dia de uma maneira mais leve e positiva.

Cabe lembrar que o tratamento é seguro, indolor, não invasivo e não requer a administração de medicamentos.

Quer aprender mais sobre esta ferramenta poderosa? Conheça o curso de hipnose do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) e viva melhor!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK