O mundo dos negócios é dinâmico, complexo e repleto de desafios diários que precisam ser vencidos. Por isso, existem personalidades que acabam se tornando referência nesse segmento, seja por suas teorias futuristas que acabaram se concretizando, pela resiliência ou até por suas obras, cujas perspectivas nos mostram todo o funcionamento de um determinado sistema.
Para ilustrar tudo isso com mais clareza, elaboramos esse post que vai te mostrar como a perspectiva voltada para o mundo dos negócios, sustentada por Alvin Toffler e Peter Drucker em suas obras, faz todo o sentido nos dias de hoje. Conheça um pouco mais sobre esse assunto e a respeito desses dois escritores, que são referência para milhares de pessoas. Boa leitura!
Quem foi Alvin Toffler?
Referência no mundo dos negócios, de um imenso prestígio e respeito, Alvin Toffler (1928-2016) foi um renomado escritor e futurista norte-americano. Na sua bagagem curricular, ele carrega o diploma de doutorado em Letras, Leis e Ciência. Toffler é amplamente conhecido em todo o mundo pelos seus icônicos trabalhos sobre a revolução digital e das comunicações, além da singularidade tecnológica.
Dentro os inúmeros trabalhos desse renomado escritor, vale destacar os que abordam temas como o enfoque à tecnologia e os possíveis impactos causados por ela, como a sobrecarga de informação; a reação da nossa sociedade frente às mudanças constantes; o domínio da tecnologia e o desenfreado mundo capitalista no qual fazemos parte.
Quem foi Peter Drucker?
Considerado o pai da administração ou da gestão moderna, professor, escritor e consultor administrativo, Peter Drucker (1909-2005) foi um consagrado austríaco, referência quando o assunto são os efeitos causados pela globalização em nossa economia e nas empresas em geral. Para Drucker, a administração moderna é a ciência que trata as pessoas dentro das organizações.
Esse aclamado escritor já publicou diversos artigos e mais de 30 livros sobre administração, muitos deles considerados best-sellers em todo o mundo. O fato é que Peter Drucker também é uma referência sobre o mundo corporativo e gestão de pessoas dentro delas. Suas ideologias são massivamente estudadas em diversas universidades mundo afora.
Mundo dos negócios: ideias compatíveis
Vamos conhecer o que esses dois renomados e importantes escritores têm em comum. Tanto Alvin Toffler quanto Peter Drucker, que são referência em suas áreas, sustentam a mesma perspectiva de conhecimento, que é mais direcionada para três vertentes: aos negócios, à fabricação de mercadorias e à proliferação do conhecimento em escolas e universidades.
Para eles, os constantes avanços tecnológicos que nos deparamos praticamente todos os dias, promoveu também uma considerável melhoria em todos os processos de comunicação dentro das empresas. Dessa forma e por tais motivos, Toffler e Drucker denominaram a época atual como a era do conhecimento, já que a tecnologia, aliada a uma forma eficaz de se comunicar, poderia gerar conhecimento para todos, o que faz muito sentido para nós.
Mas essa perspectiva, que é bastante realista, acabou gerando diversas mudanças no âmbito organizacional, com os passar dos anos. Para o complexo mundo dos negócios, uma adequação se fez necessária, já que a nossa sociedade extremamente capitalista dependeria exclusivamente disso. Na verdade, uma adaptação seria precisa para todas as empresas que quisessem sobreviver aos desafios do mercado, cada vez mais complexo e dinâmico.
Marketing e planejamento são essenciais nas organizações
Vivemos em uma sociedade em que o dinheiro é quem dita as regras do jogo e onde o consumismo reina desenfreadamente. Dessa forma, aquela teoria que é “cada um por si” na hora de conquistar os clientes para vender mais, conseguir produzir mercadorias, fechar negócios lucrativos e, claro, ter uma comunicação eficiente fazendo bom uso da tecnologia, se encaixa muito bem nesse contexto.
Na visão de Alvin Toffler e Peter Drucker, dois importantes fatores que deverão fazer parte do dia a dia de todas as organizações, são o marketing e o planejamento. Eles são considerados os principais pilares de sustentação de uma empresa e têm uma grande conexão direta com mundo dos negócios. O mindset também pode ser bastante útil.
Marketing eficiente gera resultados positivos
Sem um marketing eficiente, qualquer empresa tem grandes chances de fracassar. Afinal, como as pessoas vão saber que ela existe, seja no meio físico ou digital? Não é à toa que o marketing deve parte da administração de um negócio, seja ela de qual segmento for.
Na maioria das vezes, o marketing empresarial é o grande responsável pelo faturamento da empresa. E a tecnologia está aí para nos auxiliar com essa tarefa. O fato é que nenhuma organização sobrevive sem clientes, por isso, o marketing é essencial para conquistá-los.
Sem planejamento nada funciona como deveria
A outra vertente, na perspectiva de Alvin Toffler e Peter Drucker, é o planejamento. Sem ele, absolutamente nada flui da forma como deveria dentro de uma organização. O bom planejamento é um dos segredos para qualquer negócio dar certo e prosperar. Não é uma das tarefas mais fáceis, mas é necessária.
Para Toffler e Drucker, a tecnologia, aliada a uma comunicação eficiente (onde o marketing faz parte), uma gestão de pessoas efetiva e a um planejamento estratégico bem pensado, pode ser imbatível para uma organização se tornar mais competitiva. O mais curioso é que esses dois célebres escritores já defendiam essa perspectiva décadas atrás, quando ainda nem se falava sobre esse assunto, tamanha a visão futurista.
Se você quer se tornar um empreendedor de sucesso e administrar bem o seu negócio, é melhor colocar esses conceitos citados aqui em prática.
Venha para o IBND
O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: