Já foram os dias em que achávamos que a mente e o corpo eram coisas separadas, que os pensamentos e sentimentos da mente não tinham nenhum ou pouco efeito sobre o funcionamento do corpo ou sobre a qualidade de vida.
Hoje em dia sabemos que os pensamentos e sentimentos tem um profundo impacto na saúde física, principalmente sobre o sistema imunológico, que ajuda nosso corpo contra infecções e doenças. Através da resposta certa, na hora certa, o sistema imune ajuda o corpo a se manter saudável e seguro.
Medicina mente-corpo
A medicina que leva em consideração a relação mente-corpo foca em uma série de práticas de saúde que envolvem a mente na melhoria do bem estar emocional e na saúde física. Essas práticas incluem meditação, relaxamento treinado, imaginação guiada, hipnose, biofeedback, yoha, arte ou musicoterapia, tai chi e terapias psicológicas. Tais terapias atuam no sistema nervoso autônomo para reduzir respostas psicológicas ao estresse e regular os sistemas de secreção desse hormônio.
Essa redução do estresse na mente e no corpo contribui para reverter uma série de doenças subjacentes. Evidências demonstram que a mente e o corpo tem uma comunicação bidirecional através dos sistemas neuroendócrino, neuroquímico e imunológico.
Sistema imunológico
No entanto, o que chamamos de “sistema imunológico” não é apenas um único elemento, como os órgãos. Na realidade é uma complexa interação entre estruturas e processos dentro de você que contribuem para sua proteção contra doenças. Seu papel é encontrar, caçar e destruir uma variedade de agentes “inimigos” da sua saúde, como vírus, bactérias danosas e outros patógenos (geradores de doenças).
Também chamado de sistema imune, é o que garante a proteção de nosso corpo, fazendo com que substâncias estranhas e patógenos afetem negativamente nossa saúde. Envolve uma série de células e órgãos que funcionam em conjunto. A capacidade de nosso corpo nos proteger contra esses agentes é chamada de imunidade, que pode ser classificada em inata (nascer com os mecanismos que promover a imunidade) ou adquirida (respostas que o indivíduo desenvolve ao longo da sua vida ou adquire, por exemplo, ao tomar uma vacina).
Como aumentar a imunidade?
Basicamente, dar um gás no seu sistema imunológico tem a ver com a saúde em geral, sua alimentação e seu estilo de vida. Uma dieta ruim, poucas horas de sono e falta ou excesso de exercícios físicos podem danificar as funções do seu sistema imunológico. Embora a hipnose tenha impacto no sistema imunológico, como vamos ver a frente, é fundamental ter um estilo de vida saudável.
Para aumentar a imunidade, a primeira coisa que você precisa fazer é escolher um estilo de vida saudável. Seguir linhas gerais de saúde é o passo que vai levá-lo naturalmente à manutenção do seu sistema imunológico. Ele funciona melhor quando está salvo de agressões ambientes, e amparado por estratégias de vida saudáveis, tais como:
- Não fumar.
- Ingerir uma dieta rica em frutas e vegetais.
- Exercitar-se regularmente.
- Manter um peso saudável.
- Se ingerir álcool, consumir apenas moderadamente.
- Dormir a quantidade de horas recomendadas.
- Tomar atitudes caseiras que podem evitar infecções como lavar constantemente as mãos ou cozinhar carnes de forma apropriada.
- Tente minimizar o estresse.
- Mantenha-se em dia com todas as suas vacinas.
Muitos produtos estão disponíveis em farmácias para melhorar o sistema imunológico, mas é preciso ficar atento, pois melhorar a imunidade é resultado de um conjunto de fatores. O sistema imunológico responde a uma série de células diferentes, e suplementos que tentam melhorar a imunidade a partir de um nível celular podem ter dificuldades.
Também é preciso ficar atento com a idade, já que a eficácia do sistema imunológico tende a ser reduzida com o avanço. Com o aumento da expectativa de vida, também seguiu-se um aumento no número de doenças relacionadas à idade.
As deficiências em vitaminas e micronutrientes como, por exemplo, deficiências de zinco, ferro, ácido fólico, vitaminas A, B6, C e E podem alterar as funções do sistema imunológico.
Saúde mental e sistema imunológico
Seu estado mental pode influenciar diretamente o funcionamento do sistema nervoso, e vice-versa. Sentimentos prolongados de raiva, ansiedade e o estresse da depressão, todos enfraquecem o funcionamento do sistema imunológico, assim como dormir saudavelmente, pensamento positivo e felicidade podem fortalecê-lo.
A relação mente e corpo na hipnose
Existem crescentes evidências de que a hipnose pode ajudar a promover a imunidade. O relaxamento - uma folga do estresse no corpo - pode contribuir para aumentar a imunidade e a hipnose, como sabemos, é incrivelmente relaxante. Mas além dos aspectos puramente relaxantes da hipnose, a imunidade pode ser aumentada se algumas sugestões específicas forem aplicadas durante o estado de transe.
O cortisol é o hormônio do estresse e quando o corpo está exposto a ele durante muito tempo, tende a ter efeitos nocivos no organismo. Durante o transe, o hipnólogo pode induzir a pessoa a um estado de relaxamento profundo, pausando a liberação do hormônio durante as sessões, nesse caso específico. Estudos revelam que praticar hipnose com regularidade pode trazer benefícios para a imunidade na maioria dos casos. Aumento dos níveis de imunoglobinas medidas por saliva foram observados em crianças convidadas a se submeter a sugestões metafóricas a partir de personagens associados com força e saúde, como cavaleiros.
Também foi observado que praticar a auto-hipnose pode contribuir para a saúde, a partir de sugestões metafóricas para a promoção da saúde, capaz de transformar o funcionamento do sistema imunológico a partir de um nível celular, profundamente dentro do corpo humano.
Durante o estado de transe, os indivíduos são levados a cultivar sua imaginação em um estado alterado de consciência e alerta, dentro de um estado focado e relaxado, no qual o indivíduo é seletivamente focado, absorvido e concentrado em uma ideia ou imagem em particular, com o foco de melhorar a saúde física e mental. Através do estado de transe, a hipnose amplifica percepções e sensações que podem ser modificadas para inibir ações reflexas, prorrogar gratificação, usar estratégias de solução de problemas, aumentar a autoestima e diminuir a ansiedade, o estresse e o desconforto.
Ficou curioso para saber mais sobre os impactos positivos da hipnose na saúde física e mental? Aprenda Hipnose Clínica sem sair de casa!
Terapeuta e hipnólogo, você busca uma ferramenta para potencializar os resultados com seus pacientes e, assim, gerar mais satisfação? Deseja ressignificar fobias e traumas? Quer utilizar os recursos da mente a seu favor? Faça nosso curso de hipnose online!
Referências:
SAWNI, A. & BREUNER, C.C. Clinical hypnosis, an effective mind-body modality for adolescents with behavioral and physical complaints. Children. 2017;4(19).
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: