Sem dúvidas, um bom profissional do ramo da advocacia que queira se destacar no seu mercado de trabalho e perante os clientes com os quais terá contato durante toda a sua jornada de vida profissional, deve possuir características como:
-
Capacidade técnica.
-
Boa comunicação.
-
Poder de persuasão.
-
Criatividade.
-
Pró atividade.
-
Além de ser bom em resolver conflitos.
Mas, como profissional que busca a excelência, você sabia que a Programação Neurolinguística, ou simplesmente PNL, pode ser um instrumento de diferenciação para advogados?
Exatamente isso. Um bom profissional do ramo jurídico não é só aquele que conhece muito bem as leis do seu país.
Neste conteúdo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) queremos ajudar você, advogado, a alcançar o seu crescimento profissional através desta ferramenta tão poderosa.
Confira a seguir as orientações poderosas que temos para te passar!
Um breve resumo sobre o que é a PNL
A Programação Neurolinguística é um importante conjunto de técnicas que visa estabelecer uma melhora considerável nos comportamentos de um indivíduo, bem como em sua comunicação, que o estejam impedindo de alcançar os resultados desejados.
Muito além de simples instruções e regras, a PNL tem como foco fazer uma espécie de reprogramação da mente a fim de ajudar o indivíduo a alcançar o desenvolvimento, tanto pessoal como profissional.
Dentre os principais benefícios da PNL para advogados, podemos citar:
-
A construção de padrões de comportamento;
-
Maior equilíbrio emocional;
-
Clareza para identificar metas e objetivos;
-
Maior facilidade para resolver conflitos;
-
Melhora da comunicação;
-
Foco nos resultados em vez de nos problemas;
-
Escolhas mais conscientes.
Como visto, a PNL pode gerar transformações positivas que podem ser aplicadas dentro da rotina de trabalho de advogados que, logicamente, devem aprender a se expressar com assertividade e de modo persuasivo em alguns contextos.
Afinal, esta ferramenta pode ser um grande diferencial em momentos de negociação e criação de argumentos.
Como usar a PNL em uma negociação?
Para influenciar e persuadir um cliente durante uma negociação, por exemplo, é preciso, antes de tudo, criar um relacionamento com ele. E para que você se torne o melhor nesta habilidade, a PNL tem a resposta: criar Rapport.
Rapport é uma palavra de origem francesa, que significa “criar uma relação”. E fato é que, nós seres humanos, estamos mais propensos e dispostos a dar abertura quando confiamos na outra pessoa, seja por uma questão de afinidade ou pela própria autoridade que o outro transmite.
E como aprender as técnicas da PNL?
Como aplicar a PNL para advogados de forma prática?
Abaixo listamos três técnicas para que você as utilize em seu próximo atendimento e comece, finalmente, a alcançar os resultados que espera:
-
Seja um espelho!
Uma das técnicas mais famosas para estabelecer rapport é o espelhamento. Esta técnica defende que é possível criar uma conexão com outra pessoa simplesmente “copiando”, ou melhor, espelhando sua linguagem verbal e corporal.
É lógico, que esta “imitação” deve ser sutil.
Ou seja, sutilmente você passará a imitar os gestos, tom de voz, expressões faciais e energia da outra pessoa, gerando, inconscientemente, uma aproximação.
Esta similaridade faz com que o cérebro entenda que há uma identificação entre essas duas pessoas e, por isso, nosso inconsciente deduz que, sendo igual ou muito parecida, então podemos confiar no outro.
-
Crie metáforas!
Outra boa maneira de gerar rapport é buscar adaptar sua linguagem a do seu cliente.
Sobretudo na área de direito onde os profissionais aprendem muitos termos e palavras isso pode parecer difícil, mas, nem sempre, usar expressões do seu ramo de trabalho irá gerar conexão.
Ao falarmos a linguagem do nosso ouvinte, adaptando a nossa linguagem ao universo dele, conseguimos criar um ambiente de identificação. Com isso, o cliente passa a confiar em você justamente por ter aberto outra janela similar.
-
Pergunte antes de argumentar!
É do instinto humano argumentar antes mesmo de fazer perguntas. Mas tente fazer o inverso, use a técnica de “Perguntas Metamodelos” que é a arte de fazer perguntas abertas e descobrir os reais interesses da outra pessoa.
Ao fazer perguntas fechadas como “você deseja fechar o acordo?”, infelizmente, você permanecerá obtendo respostas simples como os famosos “sim” e “não”, que pouco ajudarão na investigação do real interesse do cliente.
Perguntas como “O que falta para fecharmos o acordo?” ampliam o campo de possibilidades, gerando no potencial cliente a obrigação de refletir e se conscientizar ao dar a resposta.
Nesse momento, você passa a descobrir os interesses reais dos clientes por trás da sua posição.
Ficou desejando colocar tudo isso em prática para crescer profissionalmente? Não perca tempo e conheça o curso de PNL do IBND, onde você irá aprender como se tornar um profissional que compreende melhor a si mesmo e aos outros.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: