A leitura nos torna mais inteligentes. É verdade?

01/05/2023 às 10:06 Dicas

A leitura nos torna mais inteligentes. É verdade?

Atire a primeira pedra o leitor que nunca ouviu “você deve ser muito inteligente” apenas por manter um hábito de leitura. Mas será que isso é verdade?

Muito se fala sobre como a leitura de um livro, de um artigo ou de uma notícia, por exemplo, é importante para o desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal. E para tratar sobre esse tema com propriedade, convidamos os especialistas em neurociência do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND), para, juntos, refletirmos:

O quanto o  hábito de leitura é benéfico? Será, de fato, que leitores são mais inteligentes que não leitores?

Vamos entender!

Fatos científicos que vão fazer você querer ler mais!

Muita gente afirma que não lê, pois não tem motivação para isso. Mas, o fato é que a motivação para qualquer coisa que fazemos, só vem quando entendemos o sentido da coisa em si.

Por isso, a seguir, confira alguns motivos fortíssimos que irão incentivá-lo a, mais do que ler, manter o hábito da leitura na sua rotina. 

  1. A mente leitora é mais focada

Por natureza, nosso cérebro não é programado para ficar focado e em profunda concentração. Porém, essa é uma habilidade que pode ser treinada com um pouco de leitura todos os dias.

Nossa mente, por questões de sobrevivência, foi projetada para prestar atenção a qualquer estímulo externo. E a leitura treina nossa mente para o foco e para o controle cognitivo.

  1. O leitor vive várias vidas em uma só

As sensações, emoções, experiência e ideias retratadas em uma história são assimiladas pelo cérebro daqueles que leem. Por isso, é possível afirmar que o leitor vive várias vidas em uma só. Isso é positivo no nível em que fornece uma grande base de dados emocionais, intelectuais e cognitivos. 

  1. A leitura nos ajuda a pensar de modo crítico

A capacidade de análise de um assunto e um posterior posicionamento é o que se entende por senso crítico. E uma das melhores ferramentas para desenvolvê-lo é a leitura, pois fornece uma base mais extensa de conhecimento, permitindo identificar os pontos críticos de cada temática. A análise que se faz dos fatos passa a ser mais racional e inteligente, evitando os prejulgamentos criados por crenças limitantes.

  1. Leitura também é autoconhecimento

Quando mergulhamos numa leitura, nos vemos diante de cenários que talvez nunca aconteceriam em nossas vidas, e isso nos permite pensar como responderíamos àquelas situações. Dessa forma, a jornada que a leitura propõe, faz com que você tenha respostas para perguntas que ainda não foram feitas, mas que um dia podem surgir.

  1. Ler aumenta o vocabulário, e, consequentemente, ajuda a desenvolver um discurso mais persuasivo

O contato com um universo mais significativo de palavras faz com que tenhamos mais ferramentas para formar frases e articular pensamentos. Leitores conseguem mais facilmente pensar, aplicar metáforas ao seu discurso, bem como se expressar  numa sequência mais clara e lógica.

Embarque neste novo hábito!

Criar e manter um novo hábito, ainda que seja difícil, é necessário para a nossa evolução. Por isso, se após conferir alguns dos benefícios que a leitura pode proporcionar a nossa vida, você deseja desenvolver este novo hábito e se tornar um leitor, queremos convidá-lo a conhecer o curso de pnl online do IBND.

Uma formação para todos aqueles que têm o desejo de alcançar a melhor versão de si mesmo em curto espaço de tempo se valendo de poderosas ferramentas.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK