Será que a hipnoterapia consegue tratar doenças dermatológicas como, por exemplo, a dermatite atópica emocional?
Para aqueles que já acompanham os conteúdos do blog do IBND — Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento, não é novidade que a hipnose, em seu uso clínico, é uma alternativa de tratamento complementar bastante eficiente para casos como a depressão, ansiedade, traumas, fobias, vícios, etc.
Mas será que sua eficiência também abraça as doenças que acometem a nossa epiderme, sobretudo a dermatite atópica de cunho emocional?
Vamos conversar mais sobre esse assunto. Acompanhe!
O que é a dermatite atópica emocional?
Você provavelmente já ouviu a expressão “à flor da pele”. Muito comum no contexto emocional, ela pode ter um significado bastante literal na vida de pessoas com predisposição a alergias de pele.
É o caso de pacientes diagnosticados com dermatite atópica emocional. Uma doença crônica caracterizada por pele seca, lesões avermelhadas e coceira intensa.
Fortes emoções, como o estresse e a ansiedade, podem impulsionar a manifestações de crises por meio de processos químicos que ocorrem no corpo.
O estresse libera hormônios que agem no sistema imunológico, gerando inflamações ou potencializando estados inflamatórios já presentes no corpo, podendo desencadear a piora no quadro de dermatite atópica.
No entanto, essa alergia emocional não provoca somente reações na pele. A dermatite atópica emocional também pode provocar insônia e falta de ar.
Tratamento
Além de realizar o tratamento adequado da dermatite atópica, visando a sua melhora e a prevenção de crises, com o uso de corticoides e anti-histamínicos receitados por um dermatologista, é essencial que os pacientes tenham períodos da rotina dedicados a hobbies, atividades físicas e momentos de tranquilidade, essenciais para diminuir a tensão do dia a dia e que podem ajudar a aliviar quadros já agravados pelas ondas de estresse.
Além disso, atualmente, existe uma ampla gama de abordagens alternativas para o tratamento da dermatite atópica emocional, incluindo métodos de acupuntura, homeopatia e a hipnose.
Como a hipnose pode ajudar?
Se você conhece o processo de hipnoterapia, não deve surpreender o fato de ela poder ajudar a resolver casos de dermatite atópica emocional.
A hipnoterapia visa identificar traumas do passado do cliente e ressignificar esses momentos. Ou seja, educar a mente a tratar a lembrança negativa com outro olhar, adquirir uma nova percepção do evento.
Portanto, se a dermatite atópica emocional, como o próprio nome diz, tem origem emocional, isto é, em um fator psicológico gerado por estresse e ansiedade, a hipnoterapia tem totais condições de identificar o evento desencadeante e ressignificá-lo.
Mas atenção! Os problemas não se resolvem automaticamente após as sessões de hipnose.
Para obter êxito através dessa terapia alternativa, o teste maior e mais desafiante serão as situações fora do consultório, no dia a dia do indivíduo.
As sessões são feitas para que o paciente adquira os melhores instrumentos para saber lidar com as situações estressantes no seu cotidiano. E é preciso que isso esteja bastante claro!
Conheça o curso de hipnose do IBND
Você é um profissional do segmento de dermatologia, ou qualquer outra área da saúde, e deseja dar um upgrade na sua carreira e alcançar bons resultados com os seus clientes?
Na Formação em Hipnose do IBND você colherá benefícios únicos como:
-
Ferramentas para melhorar seus resultados como hipnólogo/terapeuta;
-
Gerar mais satisfação e fidelização;
-
Ferramentas para ressignificar fobias e traumas;
-
Empoderar-se para atender melhor e ajudar mais pessoas;
-
Utilizar os recursos da sua mente ao seu favor;
-
Descobrir como transformar e impactar positivamente a vida das pessoas.
Inscreva-se hoje mesmo na próxima turma da formação e dê o próximo passo na sua carreira!
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: