Com os constantes avanços tecnológicos, a internet se tornou uma verdadeira aliada para os empreendedores de plantão. As redes sociais, por exemplo, podem dar muito mais destaque para um negócio. Se forem usadas as estratégias de abordagem certas, as vendas de produtos ou serviços podem aumentar bastante.
Para te ajudar com essa tarefa, preparamos 7 dicas de ouro para empreender melhor usando as redes sociais. Siga à risca todas elas e faça sua empresa ter muito mais visibilidade, mesmo diante da concorrência desenfreada. Pode acreditar, essa não é uma “missão impossível”. Aproveite ao máximo a leitura!
Não ignore os comentários dos internautas
As redes sociais são importantes canais de comunicação. Por isso, manter uma maior interação com os seus seguidores ou clientes, é fundamental para empreender melhor. E uma das maneiras de manter sempre o diálogo saudável com os internautas é não ignorar os comentários deles, mesmo que sejam negativos.
Responda todas as mensagens de forma educada e não ignore nenhuma delas. Reserve um tempinho na sua agenda para fazer isso, pois essa atitude demonstra que você dá a devida atenção para todos que acessam a sua página no Facebook ou Instagram, por exemplo. Demonstre atenção e responda aos comentários!
Defina onde quer marcar presença
Para você definir qual a rede social que o seu negócio deve marcar presença, é importante analisar a fundo o perfil do público-alvo dele. Vale lembrar que nem toda rede social é a mais adequada para se ter uma conta ativa. Por isso, uma minuciosa análise nesse sentido é fundamental. Você precisa saber como vender para seu público-alvo.
O seu ramo de atuação é quem vai definir a direção que deve ser tomada. Sua marca deve estar presente nas redes socais que realmente interessam a ela. De nada adianta estar presente em uma rede social pouquíssima acessada pelo seu público. Se for o caso, contrate um profissional especializado para te ajudar com isso.
Produza conteúdo que agregue valor
Cada vez mais, as pessoas estão ávidas por novidades. E uma ótima alternativa para empreender melhor nas redes sociais, é produzir conteúdo original, de qualidade e que agregue valor. E é nessa hora que entra em cena uma qualidade imprescindível a qualquer empreendedor: a criatividade. É claro que a habilidade profissional também conta e muito.
Sendo assim, que tal postar aquele vídeo mostrando as vantagens dos seus produtos ou um artigo épico sobre algum tema interessante e que tenha a ver com o seu negócio? Lembre-se que um conteúdo atraente e bem elaborado pode ser o “divisor de águas” entre a compra e a negativa do cliente.
Foque no seu planejamento
Se você quer usar as redes sociais para dar mais destaque para sua empresa no mercado, ter planejamento e focar nele é fundamental. Monitorar o desempenho das suas estratégias nas redes sociais é um dos segredos de todo empreendedor de sucesso. Não adianta simplesmente abrir uma conta e não acompanhar tudo de perto.
Além disso, monitorar a concorrência também é importante. Observe as estratégias usadas pelos seus concorrentes, bem como os preços praticados por eles. Essa pode ser uma boa referência para saber se você está no caminho certo ou se precisa mudar algo. Planejamento é tudo, por isso, foco nele!
Ter consistência é fundamental
Esse talvez seja o grande erro de muitos empreendedores. A relação com os consumidores nas redes socais deve estreita e, principalmente, contínua. Por isso, manter uma boa frequência de postagens é crucial e pode ajudar bastante nessa complexa tarefa.
De nada adianta começar com toda empolgação do mundo e, com o passar do tempo, ir diminuindo a frequência dos posts. Isso pode afastar as pessoas do seu negócio. Ter consistência é importante. Mas lembre-se de uma coisa: o excesso e a escassez de postagens não são bem-vindos, combinado? O equilíbrio é tudo.
Criar regras de conduta para os consumidores
Se o seu negócio marca presença nas redes sociais, provavelmente você já deve ter recebido mensagens desrespeitosas ou xingamentos de clientes mais exaltados que, de alguma maneira, estão insatisfeitos. Isso é algo comum no mundo digital, afinal de contas, é impossível agradar a todos.
Dessa forma, a dica da vez seria a criação de regras de conduta para todos os usuários. Deixe claro que mensagens de cunho agressivo ou ofensivas não serão aceitas e que os mesmos podem sofrer as penalidades previstas em lei. Educação faz bem e cabe em todo lugar, principalmente nas redes sociais.
Integre as redes com outros canais da sua empresa
Você não deve direcionar todos os seus esforços unicamente para as redes socais. É claro que postar bons conteúdos nelas pode ajudar a dar mais visibilidade e destaque para o seu negócio. Mas vale lembrar que as redes sociais não podem ser o único foco do empreendedor.
Dessa forma, se você aposta em cheio somente na página da sua empresa no Facebook ou Instagram, recomendamos repensar essa questão. Que tal investir em um site ou em um blog para fazer a integração com as suas redes socais? Quanto mais canais de comunicação a sua marca tiver, melhor, pois cada um tem uma determinada importância no meio digital.
Agora é seguir as dicas acima e conquistar mais clientes nas redes sociais. Muito foco e boa sorte!
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