A preguiça é um dos fatores que mais destrói a nossa produtividade. É preciso controlar os seus níveis de preguiça para que ela não se torne um hábito e isso vire rotina no seu dia a dia. É obvio, que existirão dias em que estaremos menos dispostos, mas isso não pode se sobrepor aos nossos objetivos e tarefas.
Colocar os seus afazeres em segundo plano é o principal erro dos preguiçosos. Esse é o caminho mais fácil para atrasar a entrega de tarefas importantes do dia a dia e nos deixa mais longe de conquistar os nossos sonhos.
A preguiça pode ser o nosso maior inimigo e precisamos vencê-la! Por isso, fizemos este texto para lhe trazer várias dicas para que você deixe a preguiça de lado e se torne uma pessoa mais produtiva.
Confira as nossas dicas abaixo:
Não tente fazer tudo ao mesmo tempo!
A correria do dia a dia cobra muito de nós. Às vezes as tarefas se acumulam e isso faz com que fiquemos estressados e queiramos resolver tudo do dia para a noite. Isso nos ajuda a exercer a preguiça. A vontade de fazer tudo acaba resultando em nada.
Tentar fazer muita coisa ao mesmo tempo é bastante cansativo para o nosso corpo e mente, isso gera mais preguiça. O ideal é que você faça uma coisa por vez e tente delimitar horários para a realização das tarefas
Essa é uma maneira de conseguir se organizar contra imprevistos e contra a vontade de deixar uma tarefa para depois. Você pode, inclusive, organizar melhor os seus horários e colocar momentos de descansos entre as tarefas, como por exemplo, instituir uma pausa de 10 minutos a cada duas horas ou um cochilo após o almoço .
Fragmente as suas tarefas
Uma boa maneira de afastar a preguiça é fragmentar as ações diárias, ou seja, dividir uma tarefa em partes menores. Assim, a cada etapa concluída do trabalho, você pode se motivar ainda mais para concluir por inteiro uma tarefa.
Uma boa dica é usar o método Kanban para auxiliar na fragmentação de tarefas. Assim, você pode ter uma noção dos prazos e do ponto em que você está para cumprir uma tarefa no prazo.
Essa também é uma maneira de facilitar o seu trabalho e aumentar a qualidade do mesmo, já que você realizará parte por parte com maior atenção.
Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.
Estipule prazos para criar um senso de urgência ou compromisso
Uma boa maneira de impor barreiras contra a preguiça é estipular prazos. Ao definir prazos para a entrega de uma tarefa, você está criando um compromisso consigo mesmo. E quanto mais perto da data de entrega, você também despertará um senso de urgência, que lhe indica que falta pouco para entregar uma tarefa.
De início, o ideal é que você deixe uma folga nos prazos para caso a preguiça ou algum outro imprevisto acabe atrasando a entrega. Então, se você tem que entregar ao no dia 15, coloque um prazo de entrega até o dia 12. Assim, caso você tenha algum momento de preguiça ou algum outro imprevisto, você ainda terá tempo para finalizar a tarefa no prazo.
Padronize os seus horários
Essa é uma excelente maneira de vencer a preguiça. Fazer uma padronização dos horários é uma forma de ajudar o nosso corpo a entender quando podemos descansar e quando precisamos estar ativos. Por isso, delimite todos os seus horários para criar uma rotina mais fixa.
Desse jeito com o decorrer das semanas implementando a padronização dos horários, o seu corpo se acostumará com a nova rotina e, com toda certeza, você estará bem mais disposto na hora que delimitou para fazer os seus trabalhos e afazeres pessoais.
Cuide da saúde
Existem três fatores que auxiliam a preguiça a nos vencer: o sedentarismo, a má alimentação e um péssimo sono. Cuidar da saúde é muito importante para que consigamos acordar mais dispostos e tenhamos a energia necessária para realizar as nossas ações.
Uma boa forma de acabar com o sedentarismo é implementar uma rotina de atividades físicas leves para se manter ativo. Tirar um tempo para ler um livro ou estar sempre com a mente ocupada também é importante para a nossa saúde mental, nunca devemos deixar a nossa mente parada.
Melhorar a alimentação diária também é fundamental como uma arma contra a preguiça. Uma alimentação desequilibrada ajuda no desenvolvimento da preguiça. E ter uma boa noite de sono também ajuda, por isso delimite os seus horários de dormir e crie um ambiente propício para que você consiga melhorar a qualidade do seu sono.
Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!
Quer deixar a preguiça de lado e implementar hábitos melhores em sua vida? Faça a nossa Formação Practitioner em PNL e aprenda a usar os recursos da programação neurolinguística a seu favor. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.
Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: