Conheça os 8 princípios da PNL: Pilares da programação neurolinguística

16/04/2020 às 14:27 PNL

Conheça os 8 princípios da PNL: Pilares da programação neurolinguística

Saiba quais são os principais regentes da PNL e qual a importância de cada um deles

Não restam dúvidas que a programação neurolinguística, conhecida como PNL, é extremamente versátil e pode ser usada em diversas áreas.

Seja na resolução de conflitos, aumento das vendas, marketing e até na psicologia: um curso de PNL pode dar uma força.

Mas você sabia que por trás dessa metodologia se escondem oito importantes princípios que a regem? Este post vai te mostrar quais são eles e a importância de cada um para a PNL. Prepare o café e boa leitura!

O que é PNL?

Antes de mais nada, você precisa saber que a programação neurolinguística (PNL), pode ser classificada como um conjunto de estratégias que tornam nossos comportamentos, diálogos e emoções mais assertivas, o que nos possibilita alcançar o sucesso pessoal e profissional.

A maioria das pessoas que procuram um practitioner em PNL, tem o objetivo de ter uma maior excelência na vida, além de uma melhor autoestima e automotivação em todos os aspectos, o que pode ser um tremendo desafio.

Conheça quais são os oito princípios da programação neurolinguística:

Rapport

O primeiro princípio básico da PNL diz que, para que se estabeleça o diálogo eficaz com alguém, faz-se necessário a elaboração de um rapport (relação) com a pessoa.

Estabelecer uma relação positiva e de empatica, é fundamental para que ele se abra e fique mais receptivo na aceitação das ideias e sugestões.

Com os benefícios do rapport, uma melhor interação fica estabelecida, aumentando as chances de se encontrar possíveis soluções.

Comportamento

Muitas vezes, nossos comportamentos dizem muito a respeito da nossa personalidade.

Mas em contrapartida, a intenção de um indivíduo também pode ser diferente da sua atitude. É uma faca de dois gumes.

Por isso, para se obter melhores resultados, a PNL parte do princípio que a pessoa não precisa mudar a sua essência.

Intenção positiva

Esse princípio da PNL parte da tese que diz que atrás de todo comportamento sempre existe uma intenção positiva, o que faz muito sentido.

As pessoas agem, pelo menos na maioria das vezes, com boas intenções.

Por isso, a programação neurolinguística acredita que cada indivíduo faz o melhor, sempre dentro das suas possibilidades e com os recursos que tem em mãos.

Mas vale dizer que, caso o resultado seja negativo, é fundamental não culpá-lo ou se sentir-se irritado. Afinal, as pessoas erram tentando acertar.

Mapa

A forma como o ser humano compreende o mundo e a vida é única. A grande questão é que cada pessoa tem a sua visão de mundo baseada nas experiências ou nos mapas internos que ela fez ao longo da vida. Por isso, dizemos que é única.

Ou seja, tudo é baseado nas sensações e conhecimentos que nos mostram como lidar com determinadas situações ao longo do caminho.

Sempre que mudamos esses mapas, toda a nossa forma de reagir ao mundo, pode mudar consideravelmente.

Individualidade

As pessoas não são iguais e têm visões diferentes sobre o mundo. Mas a PNL acredita que todos nós sempre devemos estar abertos para compreender as opiniões alheias.

Achar que somos os donos da verdade, muitas vezes, pode nos prejudicar.

Críticas e sugestões dos outros, por mais que não concordemos com elas, devem ser respeitadas, pois transmitem a forma como eles veem o mundo.

Além disso, o ponto de vista de uma outra pessoa pode ser útil em nossa vida. Ninguém domina a verdade absoluta!

Capacidade

Todas as pessoas dispõem de ferramentas e têm total capacidade de alcançar seus objetivos profissionais ou metas de vida.

Duvidar de si próprio, ficar o tempo todo reclamando são atitudes insensatas,são atitudes de autossabotagem que pouco ajudam. Podemos aprender a todo momento.

A capacidade do ser humano é inimaginável, por isso, podemos desenvolver as ferramentas das quais precisamos para ter sucesso na vida.

Mas só podemos fazer isso sem pessimismo, que deve ser evitado ao máximo. Se o outro é capaz, você também é. Simples assim!

Flexibilidade

Para a PNL, a flexibilidade é o caminho para o sucesso na vida. Uma pessoa que é flexível  e tem resiliência tem uma capacidade de adaptação muito maior, se comparado com uma que não é.

Seja no trabalho ou na vida pessoal: ser flexível, por mais que incomode, é uma boa opção.

Quanto mais flexibilidade você tiver em seus comportamentos e atitudes, maiores serão as suas chances de sucesso.

Mas a flexibilidade não pode causar nenhuma espécie de sofrimento emocional, pois isso pode prejudicar o indivíduo.

Mudança

Esse princípio parte do pressuposto de que, se determinado comportamento ou maneira de se fazer alguma tarefa, não estiver trazendo bons resultados, o melhor a se fazer é mudar.

O mais interessante é que uma pessoa pode fazer a mesma coisa de formas diferentes.

Dessa maneira, abra o seu leque de opções, experimente ter outros comportamentos e atitudes no dia a dia.

Pode até não parecer, mas isso pode mudar a maneira como você interage com o mundo e até com as outras pessoas.

Conte com o IBND

Se você quer ter mais sucesso na sua carreira profissional e se dar bem em seus relacionamentos, que tal fazer um curso de PNL no IBND?

Nossos cursos são referência no mercado.

Contamos com profissionais altamente capacitados e experientes que vão te ensinar essas metodologias.

Não perca mais tempo e venha já para o IBND. O caminho para o sucesso está aqui!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK